Por Marcelo Cavalcante

A torcida do Sport está vivendo dias de saudade da Ilha do Retiro. E expectativa gigante por saber que o histórico estádio passa por uma grande reforma. O gramado e o piso estão sendo trocados. Mas não é só isso. Em breve, o palco do Rubro-Negro também vai receber mudanças no seu sistema de iluminação.

O Leão assinou contrato com a Silcon Energy, empresa especializada em eficiência energética, que surgiu em Curitiba e está no mercado há 15 anos, para troca de todos os refletores da Ilha do Retiro. Atualmente, a iluminação é de vapor metálico e passará, após o serviço, a ser tecnologia LED.

Trata-se do mesmo sistema implantado em estádios como o Castelão, em Fortaleza, o Couto Pereira, em Curitiba, o Mangueirão, em Belém do Pará, a Arena Independência, em Minas Gerais, além da Granja Comary (local onde a seleção brasileira, geralmente, faz sua preparação para os jogos). A nova iluminação da Ilha do Retiro prevê ainda um sistema de automação de luzes com protocolo de comunicação Digital Multiplex (DMX).

Seja sócio e faça parte do Maior do Nordeste

O diretor comercial do Sport, Alexandre Eguren, destaca que o processo de modernização do estádio trará bons frutos para o clube. “Com o novo sistema de iluminação, aliado a todas as reformas estruturantes que estão sendo feitas em conjunto na Ilha do Retiro, o Sport está valorizando a sua marca, os seus patrocinadores e, principalmente, os seus torcedores, que passarão a ter uma iluminação de primeira linha no estádio, o que eleva a qualidade do espetáculo”, afirma.

O gerente de canais da Silcon Energy, Paulo César, explica que a parceria com o Sport visa um funcionamento através da eficiência energia, visando redução de carbono. ” Será instalada uma automação para show de luzes. Dessa forma os refletores poderão ser acesos em simetria com música e interação com o público, o que é ideal para grandes jogos ou espetáculos musicais”, explica.

Leia também:

CT José de Andrade Médicis é definitivamente do Sport

Obras no gramado da Ilha do Retiro seguem a todo vapor

Sport 2 x 1 Ceará: classificação eletrizante às semifinais do Nordestão