Search
Close this search box.

O Brasão

O Sport Club do Recife foi fundado em 1905, mas só depois nasceu o Brasão que é tão familiar a todos

O Sport Club do Recife foi fundado em 1905, mas só depois nasceu o Brasão que é tão familiar a todos

O primeiro Brasão pouco lembra o atual. Ele foi inspirado na Liga Marítima Brasileira, no de outras instituições navais e de clubes desportivos da época. Ele abraçava um grande número de esportes e acompanhou o Clube nos primeiros 2 anos de fundação. No Estatuto, era definido da seguinte forma: “Sobre uma âncora, tendo no braço a data 13/05/1905, apoiada sobre um par de remos cruzando com um mastro contendo flâmulas descendentes e um croquete, um salva-vidas, tendo no centro uma bola de futebol entre um pau de críquete e uma raquete de tênis, cruzados, e em cima da bola pelas letras SCR, entrelaçados em monograma e, no corpo, escrito Sport Club Recife”.

Em Junho de 1907 foi alterado pela segunda vez o brasão do Sport, acrescentado no nome do clube o “DO”, passando a partir daí a ser chamado de SPORT CLUB DO RECIFE, em homenagem à cidade em que o clube foi fundado. Um pedido de Guilherme de Aquino Fonseca, apoiado por Mário Sette, que levou a proposta à assembleia geral e que foi aceito.

No dia 29 de setembro de 1913, o escocês Norman T. D. Oliver ex-atleta rubro-negro inspirado no brasão dos arautos da velha e lendária Escócia, com suas origens britânicas, criou um novo símbolo, com o leão, símbolo de realeza, sendo usado pela primeira vez nas cores predominante do clube: vermelho e preto, ainda sem usar o leão em amarelo .

O Leão no símbolo do Sport é também uma homenagem ao povo pernambucano, pois  figura no brasão do primeiro donatário do estado de Pernambuco que tem a alcunha de “Leão do Norte” dentre os estados brasileiros. Alcunha essa que o Sport também conquistou em 1919 definitivamente, quando venceu o troféu Leão do Norte em Belém em disputa contra o combinado Remo/Paysandu onde o Sport conquistou o título de alcunha de leão do Norte.

A primeira vez que o Sport utilizou no escudo o leão da cor amarelo foi na década de 50 como está escrito no livro de Edição Especial do 46º aniversário de fundação do clube na página 29: “Segundo as regras clássicas, o atual escudo do Sport Club do Recife é perfeito porque contém um metal (o ouro) e duas cores: goles e sable e uma figura: o leão.” Nas cores heráldicas; goles (vermelho) e sable (preto).

O fundo do escudo oficial tem sete faixas paralelas, em cores preta e encarnada. Sobre tal fundo, a figura heráldica, em amarelo-ouro, de um leão em pé e de perfil, sustentando uma miniatura do desenho deste.

Desde 1999 houve uma mudança no desenho do leão, a partir deste até os dias atuais, com alterações apenas na borda e nas estrelas acima do escudo.

Imagens dos escudos foram cedidas pelo editor Átilla Rodrigues Dos Santos.