NOSSAS CASAS

Casa de todos os rubro-negros, o estádio construiu ao longo do tempo a merecida fama de “caldeirão” para os adversários.

A Ilha

 Arma para os rubro-negros, pesadelo para os adversários. A Ilha do Retiro construiu ao longo do tempo a merecida fama de “caldeirão”, colocando-se como um dos estádios mais temidos do País. Atualmente, a Ilha tem capacidade para 30 mil torcedores. O complexo que a cerca é composto por uma Sede Social, quatro ginásios, parque aquático com cinco piscinas e quadras de tênis, academia e etc. São quase 20 modalidades esportivas contempladas.

Fundado em 4 de julho de 1937, o estádio foi batizado apenas 18 anos depois como Adelmar da Costa Carvalho. Uma homenagem ao ex-presidente que teve uma participação financeira importante nas obras para ampliação do estádio, que ganhou na ocasião um novo lance de arquibancadas, equipamentos de iluminação, bilheterias e campo de treinamento. Mas é pelo nome do bairro que o sedia, Ilha do Retiro, que o estádio é mais conhecido.

O terreno, comprado por 53 contos de réis, e a construção dos primeiros lances de arquibancada da Ilha foram garantidos por meio de um grupo formado por Francisco Cribari, José Médici, Renato Silveira, os irmãos Loyo e alguns outros torcedores. A inauguração se deu em 4 de julho de 1937 e com um enredo vitorioso: 6×5 sobre o Santa Cruz. Em 1950, o estádio foi palco de uma partida da Copa do Mundo: Chile 5×2 EUA.

A Ilha do Retiro não se limita ao estádio. O complexo conta com os Ginásios Marcelino Lopes (basquete), Milton Bivar (vôlei), Carlos Gomes (hóquei), Jorge Maia (futsal), parque aquático, quadras de tênis, salas de artes marciais, campos society e salas de futebol de mesa e tênis de mesa.

Centro de Treinamento

O CT

Com 8,4 hectares de área, a segunda casa do Leão oferece uma infraestrutura moderna para os atletas profissionais e os garotos das categorias de base.

Encravada em meio ao verde característico da Mata Atlântica de Paratibe, Zona Norte da Região Metropolitana do Recife, encontra-se a segunda casa do Leão: o Centro de Treinamento José de Andrade Médicis. Uma área de 8,4 hectares, a 25km da Ilha do Retiro, com a infraestrutura necessária para que os atletas do Clube possam se preparar da melhor maneira possível.

A área foi comprada em 2008 por R$ 2 milhões. Desde então, os investimentos não param. Atualmente, o CT conta com cinco campos oficiais, dois hotéis, centros médico e de fisioterapia, vestiários, academia de musculação, estúdio de pilates, piscinas térmicas, auditório para palestras, restaurante e sala de imprensa. A estrutura atende não apenas aos atletas do elenco profissional como aos garotos que integram as categorias de base.