O presidente do Sport, Yuri Romão, participou, nesta semana, da primeira reunião ampliada do Núcleo Permanente de Ações Integradas do Combate à Violência nos Estádios de Futebol (NUDTOR), criado pela Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em abril deste ano. Com a participação de dirigentes de todos os órgãos de segurança do Estado, de instituições do Sistema de Justiça, representantes de clubes e da Federação Pernambucana de Futebol, foi apresentada a forma de trabalho do núcleo e as primeiras diretrizes, que incluem cobrar agilidade no cadastramento das torcidas organizadas pelos clubes e a implantação de reconhecimento facial no acesso aos estádios, como prevê a Lei Geral do Esporte (14.497/2023).
Yuri Romão parabenizou a ação do MPPE pela criação do núcleo que visa defender o torcedor pernambucano. “É importante não apenas que o clube colabore, no sentido de repassar as informações necessárias para o Ministério Público e outros órgãos possam trabalhar. Como também podemos proporcionar ao torcedor, que quer levar sua família para o estádio, a garantia de sua integridade. O Sport sempre vai apoiar essas ações, seja no repasse de informação quanto na operação dos jogos”, garantiu.
O Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, declarou que a preocupação do no MPPE é com os repetidos episódios de violência dentro e ao redor dos estádios. “É papel do Ministério Público cobrar o cumprimento da Lei Geral do Esporte, que prevê medidas de combate à violência. A presença da FPF, dos clubes e dos representantes de todas as instituições de segurança e do Sistema de Justiça a essa primeira reunião do Núcleo do MPPE mostra que todos estão imbuídos do mesmo propósito”, disse.
Durante a reunião ficou decidido que novos encontros serão marcados com grupos específicos. O próximo, ainda sem data, será com órgãos de segurança e, na sequência, com os clubes e a Federação Pernambucana de Futebol. O núcleo do MPPE deve se dedicar também à promoção de campanhas de cultura de paz, de seminários e audiências para debater com a sociedade estratégias contra a violência. A Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco será o canal para recebimento de sugestões e reclamações.
Com informações do site do Ministério Público de Pernambuco
Crédito da foto: Assessoria de imprensa do Ministério Público de PE