Search
Close this search box.

Nota de repúdio e pedido de adoção de providências do Conselho Deliberativo do Sport

9 de abril de 2025

Compartilhe:

O Conselho Deliberativo do Sport Club do Recife, no exercício de sua representação permanente do corpo social do Clube, vem a público manifestar sua indignação e seu veemente protesto em razão da atuação, no mínimo, incompetente e negligente da equipe de arbitragem comandada pelo Sr. Bruno Arleu de Araújo, no confronto deste domingo (06), na Ilha do Retiro, em jogo oficial contra o Palmeiras em competição da Série A do Campeonato Brasileiro.

A atuação do quadro de árbitros durante toda a partida e, especificamente em relação ao pênalti marcado em favor do Palmeiras nos seus últimos minutos, impõe a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol adoção de medidas urgentes e severas contra o que já se denominou como um dos maiores erros da arbitragem brasileira contemporânea, a partir da adoção de fiscalização tecnológica rígida.A condução do árbitro da partida agravada pela negligente atuação da equipe responsável pelo VAR precisa ser investigada e aprofundada em seus mínimos detalhes. O áudio divulgado só agrava a situação, contendo descrição das imagens que não coaduna com o conteúdo dos vídeos de conhecimento público e demonstrando açodamento inexplicável na análise técnica do fato principal – pênalti-, relegado em face de comentários subsequentes quanto a situações anteriores do jogo, como se houvesse a necessidade de se disfarçar a análise principal do caso.

A intervenção desastrosa, que interferiu sobre o placar final da partida, não reclama uma punição administrativa apenas, uma casual suspensão ou uma resposta amena ao grande público do futebol brasileiro, como, aliás, já aconteceu. Antes, determina inexoravelmente uma investigação mais detalhada, capaz de apurar, respeitando-se o direito de defesa, a possibilidade da ocorrência de fatos suficientes a macular a legitimidade do resultado, como previsto em vários dispositivos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Cabe, outrossim, enfatizar que o presente pedido de adoção de providências ultrapassa os limites da específica partida de futebol antes identificada. De fato, o volume de erros graves cometidos ao longo das duas primeiras rodadas do atual campeonato em detrimento de vários competidores, prejudicando o Sport Club do Recife também na primeira rodada da competição, é deveras preocupante e pode implicar danos muito relevantes para a imagem do futebol brasileiro, prejudicando inclusive o crescimento relevante dos investimentos que tem havido recentemente.

É, então, imprescindível a avaliação cuidadosa dos fatos e a adoção de providências urgentes e severas, inclusive para que não se repitam episódios de triste memória, com interferência sobre o resultado final da competição, tal como ocorrido no campeonato brasileiro de 2005.

Apurados os fatos e comprovado erro de direito relevante, suficiente para alterar o resultado da partida, esta deverá ser anulada, em prol da higidez do campeonato em curso e da credibilidade da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.

Ademar Rigueira Neto
Na presidência e representação do Conselho Deliberativo do Sport Club do Recife

Notícias Relacionadas