Search
Close this search box.

Memória – Há 24 anos, o Sport conquistava seu primeiro pentacampeonato estadual

Por Marcelo Cavalcante

A noite de 21 de junho de 2000 jamais será esquecida pela torcida rubro-negra. Há exatos 24 anos, o Sport escrevia mais uma episódio vitorioso na sua história repleta de glória.  Numa quarta-feira de muita chuva, o Leão vencia o Santa Cruz, por 3×2, e conquistava seu primeiro pentacampeonato estadual.  Taça erguida com muito mérito, depois de uma campanha de recuperação, a montagem de um elenco forte, de qualidade, e com o comando de um treinador que criou uma forte identificação com o Sport, a começa pelo seu nome: Émerson Leão.

A temporada não foi fácil. Afinal, o Sport começou o ano com um técnico experiente, mas que não caiu nas graças da torcida. Celso Roth foi o comandante do Leão na conquista da Copa do Nordeste daquele ano, mas a eliminação na Copa do Brasil, contra o América-RN, em casa, pesou contra. Após sua saída, o Sport trouxe o técnico ídolo. Leão foi goleiro e treinador do Rubro-negro em 1987. O seu estilo durão deu certo para a equipe.

Leão comandou o Sport durante o terceiro turno e não perdeu uma partida sequer. Como direito vitórias expressivas, como  4×0 sobre o Náutico e 3×0 sobre o Santa Cruz. E foi contra o Tricolor que o Sport decidiu o título. Partida equilibrada, bem disputada. O Leão abriu o placar logo aos 4 minutos de partida, com Sandro Gaúcho. O Santa Cruz empatou com Batata, aos 41 minutos do primeiro tempo. Dois minutos depois, Nildo desempatou. No segundo tempo, Tiago Tubarão deixou tudo igual. Mas nos minutos finais, Jaques, artilheiro do time e do campeonato, fez um belo gol, garantindo o título.

Sport Pentacampeão pernambucano!!!!

A escalação do time na grande final: Bosco, Russo, Sandro Blum, Marcio e Edvaldo; Sidney, Leomar e Adriano(Lima); Leonardo e Sandro Gaúcho(Jaques). Técnico: Emerson Leão.

 

Notícias Relacionadas