No próximo domingo, 7 de julho, comemora-se o Dia do Chocolate. Não se sabe quem inventou a data, mas os historiadores acreditam que tenha relação com a chegada do produto na Europa, no século XV. Enfim, no futebol, chocolate é sinônimo de goleada. Portanto, vamos recordar um chocolate histórico aplicado pelo Sport na Ilha do Retiro. Vamos viajar no tempo e chegar em 1996, quando o Leão encarou o Fluminense e não quis conversa: 6×0 sem dó e nem piedade.
No Campeonato Brasileiro daquele ano, o Sport fazia uma boa campanha. Sob o comando do técnico Hélio dos Anjos, a equipe mostrava um futebol organizado, criativo e ofensivo, com destaques para Chiquinho, Leomar, Luís Muller. Já o Fluminense estava em crise, lutando para não ser rebaixado. No comando da equipe, um recente ex-jogador que iniciava a carreira como técnico: Renato Gaúcho.
O Sport vinha de uma vitória sobre o Botafogo-RJ, por 3×0. Já o Fluminense ensaiava uma reação no Brasileiro, vencendo o Inter-RS, por 2×1, mostrando que as goleadas sofridas para Palmeiras e Criciúma, nas rodadas anteriores, já foram esquecidas. Mas o Leão viveu uma tarde de sábado inspirada. Especialmente Luiz Muller, que marcou três vezes, e Leomar, que balançou as redes duas. O zagueiro Ildo completou a festa.
Confira a ficha técnica da partida e abaixo os melhores momentos da goleada:
Sport 6 x 0 Fluminense
Local: Ilha do Retiro
Data: 14/09/1996
Gols: Luís Muller (3), Leomar (2) e Ildo.
Sport: Albérico, Dario, Chico Monte Alegre, Ildo e Dedé; Leomar, Rogério, Chiquinho e Wallace; Luís Muller e João Paulo. Técnico: Hélio dos Anjos.
Fluminense: Leo Percovich, Paulo Roberto, Lima, Alexandre e César; Charles Guerreiro, Tupãzinho, Uidemar e Cadu; Barata e Valdeir. Técnico: Renato Gaúcho.