Vocês sabem quem foi o capitão que levantou a taça do título de campeão brasileiro de 1987? Sim, a taça das bolinhas chegou, primeiramente, na mão de um experiente zagueiro, que foi contratado pelo Sport para ser o xerife da defesa e cumpriu sua missão. Estevam Eduardo Lemos Soares, ou simplesmente Estevam, tinha 31 anos quando chegou ao Leão da Ilha do Retiro. Foi titular absoluto da equipe comandada pelo técnico Emerson Leão.  Hoje, 10 de junho, o capitão do título Brasileiro do Sport comemora 68 anos.

Estevam começou a carreira no Guarani de Campinas.  Em fevereiro de 1974,  o ainda jovem zagueiro, , com 17 anos,  soube do então técnico do Bugre, José Duarte, que faria sua estreia como profissional numa partida contra o Santos. A missão não era fácil: marcar o Rei Pelé.  O Peixe venceu por 2×0. Estevam foi bem no jogo e conseguiu parar Pelé no final da partida para garantir a camisa do Rei. Uma relíquia que tem até hoje.

Após a estreia tensa, Estevam evoluiu e foi jogando em diversos clubes. Foi para o São Paulo, onde foi campeão brasileiro de 1977. Dez anos depois, repetia a dose com a camisa do Sport. Estevam foi contratado pelo Leão após uma boa passagem pelo Bahia, no ano anterior. Pelo Leão, garantia a segurança de uma equipe gostava de atacar. Com a camisa rubro-negra,  foram 44 jogos oficiais*. E um título conquistado que teve o privilégio de erguer diante de uma Ilha do Retiro tomada de torcedores ensandecidos pelo alegria de ser campeão brasileiro.

*Informação do perfil no instagram Sport em números.