Search
Close this search box.

Memória: Há 28 anos, o Sport iniciava caminhada para o seu primeiro Penta

Texto: Marcelo Cavalcante

O Campeonato Pernambucano de 1996  seria mais um na história do Sport se o futuro próximo não fosse tão promissor para o Leão. Aquele ano representou a pedra fundamental da conquista do primeiro pentacampeonato estadual do clube. A grande decisão foi um daquelas partidas inesquecíveis. Contra o rival Santa Cruz, numa Ilha do Retiro bem cheia, o Leão ficou no empate em 1×1 e levantou a taça.

O Sport fez uma campanha de recuperação. Começou o ano sob o comando do técnico Givanildo Oliveira. Mas após um primeiro turno irregular, o Leão resolveu mudar e trouxe Hélio dos Anjos para fazer uma reformulação  no grupo.  O começo não foi tão bom: derrota para o Santa Cruz, na Ilha do Retiro, por 1×0. Mas aos poucos o Rubro-negro mostrou sua raça e cresceu na competição.

A equipe contava, na beira do gramado, com um vibrante técnico Hélio dos Anjos. Sob seu comando, uma equipe que tinha o experiente Luís Muller no ataque, não dando trégua a ninguém, tendo Marcelo como companheiro no setor.  O Leão contava com o maestro Wallace e o talento de Chiquinho e  um sistema defensivo consistente, com a experiência de Chico Monte Alegre e a juventude de Adriano.

A evolução foi tão grande que o Sport conquistou o primeiro e o segundo turnos da competição. O Leão foi para a decisão com o Santa Cruz, campeão do primeiro turno, jogando por dois empates. No primeiro jogo, no Arruda, empate em 2×2.

A segunda e decisiva partida foi bem disputada, emocionante. O Sport lutou desde o começo pela vitória. Criou muitas chances. Cobrando falta, Luís Muller fez o gol do Leão, abrindo o placar. No segundo tempo, o Santa Cruz empatou com Aílton. O Rubro-negro criou inúmeras chances de gols, mas não ampliou o placar. Após o apito final, o placar ficou mesmo no 1×1 e a taça ficou na Ilha do Retiro.

Ficha do Jogo

Sport 1 x 1 Santa Cruz
Data: 04/08/1996
Local: Ilha do Retiro
Público divulgado: 33.123
Gols: Luís Muller e Ailton.

Escalação do Leão:

Albérico, Russo, Adriano, Chico Monte Alegre e Dedé; Dário, Edinam, Wallace e Chiquinho (Rogério); Marcelo (Marcão) e Luiz Müller (Joãozinho). Técnico: Hélio dos Anjos.

Colaboração: Carlos Júnior, do perfil @revivendohistóriadoleão

Notícias Relacionadas