Os Leões da Base contam com um calendário recheado para 2024, após o departamento de futebol de base dar seguimento ao processo de ampliação de jogos por temporada. A medida do Clube visa ampliar o número de vivências dos atletas dentro de campo, a fim de intensificar o desenvolvimento dos jovens e corroborar para a dinâmica de revelação de jogadores.

Somando as quatro categorias de base, o Sport pode alcançar o número expressivo de 184 jogos na temporada – o que representa mais do dobro das partidas disputadas em 2021. Os compromissos previstos se dividem em 97 no formato de mandante/visitante e outros 87 em campo neutro.

Assim como nos dois últimos anos, 2024 reserva a disputa de torneios internacionais para a base leonina. O Leão fará sua segunda participação na Algarve Cup, prevista para novembro, em Portugal. Na última edição, os rubro-negros terminaram na 6ª colocação.

A novidade está na estreia dentro da Mad Cup, marcada para junho, com sede no CT do Atlético de Madrid, na Espanha. Além do clube espanhol, que sedia o torneio em sua estrutura, a competição reuniu na última disputa equipes como Real Madrid, Juventus, Lazio, Sporting e River Plate entre suas categorias de base.

“Seguir disputando campeonatos internacionais é de grande importância para o Clube enquanto formador e marca. Estamos levando o nome do Sport junto ao de grandes times de todo o mundo e elevando o nível de competitividade dos nossos atletas.
projetou João Marcelo Barros, coordenador geral da base rubro-negro.

Calendário dos Leões da Base

A categoria Sub-20 conta com sete desafios para a temporada. O Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Copa Atlântico Sub-19, Algarve Cup Sub-18, Mad Cup Sub-19 e a Copa Recife. Por fim, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou Copinha, de 2025. Os rubro-negros podem entrar em campo até 52 vezes.

Já o Sub-17, semifinalista das duas últimas Copa do Brasil da categoria, tem presença confirmada no torneio nacional para 2024, que também reserva outros cinco torneios: Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Coffee Tournament, Copa Nordestinho e a Copa Gramado Sub-16. A categoria pode chegar ao número de 47 partidas no ano.

Os Leões da Base Sub-15 podem alcançar um total de 47 jogos no ano, somando as disputas do Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Copa Nordestinho, Copa 2 de Julho, da Copa Voltaço Sub-14 e da Copa Votorantim, em janeiro de 2025.

Por fim, a categoria Sub-13 prevê a participação em cinco competições: Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Copa Nordestinho, Copa São Ludgero e Superliga Sub-14, podendo chegar a 38 partidas disputadas em 2024.

Foto: Igor Cysneiros/SCR