Em esportes de alto rendimento como o futebol, o desgaste físico constante e as mudanças climáticas são fatores determinantes para o bem-estar e conversão do esforço em resultados pelos atletas. Diante deste cenário, o Sport Club do Recife, sob liderança da sua equipe de Saúde e Performance, mantém um constante monitoramento – individualizado e personalizado – da hidratação de cada jogador. E isto acontece através do sistema MX3 Lab, que é referência de tecnologia para essa finalidade e, portanto, reforça o compromisso do Clube com a excelência dentro e fora de campo.
Sempre utilizado no dia a dia do futebol do Leão, especialmente em períodos pré-jogo, o MX3 Hydration Testing System é um dispositivo portátil que, por meio de uma pequena amostra de saliva, mede, de forma rápida e precisa, o estado exato de hidratação dos atletas no momento da aferição. Assim, o Clube atua com tecnologia de alto nível, substituindo métodos tradicionais mais imprecisos, como a análise da cor da urina, por dados científicos concretos e em tempo real. Em cerca de 20 a 30 segundos, os profissionais de saúde têm acesso ao resultado de cada medição, monitorando se o jogador está hidratado ou em déficit de fluidos, procedimento que permite ajustes imediatos no protocolo de reposição de líquidos e eletrólitos.
A nutricionista rubro-negra Pâmela Ferreira enalteceu o acesso ao MX3, sistema utilizado por clubes de ponta dos cenários nacional e internacional, como Palmeiras e Chelsea. “Em atletas, a perda de 1% a 2% de peso corporal em líquidos já é suficiente para comprometer força, potência, velocidade, resistência, coordenação motora e tomada de decisão. Além disso, a desidratação prejudica a termorregulação, aumenta riscos de lesões musculares, retarda a recuperação pós-jogo e impacta na função cognitiva. Portanto, o monitoramento contínuo e individualizado da hidratação é fundamental em nossa atuação com os atletas”, explanou.
Tendo o MX3 como parte do cotidiano rubro-negro desde 2024, o Sport reforça a estratégia de incorporar ciência e tecnologia na rotina do futebol e comprova a profissionalização crescente do Departamento de Saúde e Performance. Assim, o Clube marca sua presença entre as instituições esportivas que prezam por adotar as tecnologias mais avançadas e inovadoras, a exemplo das principais franquias das ligas norte-americanas NBA, NFL e MLB, além de organizações de endurance e equipes de ciclismo de elite, como a Movistar Team, da Espanha.
Confira galeria de fotos do método MX3 (Fotos: Paulo Paiva/SCR):








