Carnaval pelo Brasil: O ano que a Mocidade homenageou o Sport na Marquês de Sapucaí

16 de fevereiro de 2026

Compartilhe:

O Carnaval se mistura ao futebol constantemente. No Brasil, ritmos são popularizados a depender de cada região. Em Pernambuco, por exemplo, o Frevo é uma raiz forte que vai muito além. Guia o tom do nosso Carnaval e também tem relação de peso com o DNA do Sport Club do Recife. No Rio de Janeiro, o Samba é enraizado da mesma maneira.

Dois ritmos muito populares e segmentados. Ambos são expressões culturais de massa e possuem a mesma ascendência Afro. Naturalmente, eles entram em campo e acabam fazendo parte de outra grande paixão que une a todos, tal como a música: o futebol.

Foi nessa união originária, de misturas, danças, ritmos e futebol, que o Sport esteve presente no tradicional Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Em 2014, a Mocidade Independente de Padre Miguel, seis vezes campeã no Carnaval Carioca, teve Pernambuco como o tema-enredo e referenciou o título do Leão em 1987.

Membros da Evolução e da Harmonia da Escola vestiram-se de Sport na Avenida e homenagearam o Clube, que é uma das grandes bandeiras do nosso estado, amplamente referenciado durante o tempo da Mocidade na Sapucaí daquele ano.

Além deste aspecto especial, que muito foi elogiado pela torcida rubro-negra na época, também teve um tom nostálgico e de homenagem ao eterno carnavalesco Fernando Pinto, uma grande lenda e tratado como um dos mais geniais da história.

Nascido no Recife em 1945, Fernando, que faleceu em 1987, em uma data que o Sport estava no Rio de Janeiro para enfrentar o Bangu no dia seguinte, era torcedor confesso leonino e deixou uma grande marca no carnaval carioca e na própria Mocidade.

Doze anos se passaram e a torcida rubro-negra ainda guarda carinho pela Escola de Samba, eventualmente lembrando do episódio no Carnaval de 2014 e acompanhando os seus desfiles e resultados.

Nesta segunda-feira, a Mocidade será a primeira escola a desfilar na Sapucaí. A Estrela Guia, como é carinhosamente chamada, levará Rita Lee como tema, com grande homenagem à artista paulista que deixou um grande legado na música popular brasileira.

Notícias Relacionadas