O Sport Club do Recife deu início a um amplo cronograma de reformas em sua infraestrutura, priorizando a recuperação de áreas degradadas e a modernização de espaços de convivência
Sob a liderança da Vice-Presidência de Infraestrutura, Fortunato Russo Neto, o projeto foca na reconstrução da sede social, reforma de banheiros e implementação de soluções sustentáveis.
Prioridade é a volta da Ilha do Retiro para o seu torcedor
A gestão atual identificou a necessidade urgente de intervenções na sede e na Ilha do Retiro. De acordo com o Vice-presidente da pasta, Fortunato Russo Neto, o ponto de partida foi definido pelo valor simbólico e prático desses espaços.
“A sede é o cartão de visitas do Sport. Estamos priorizando as áreas mais emergenciais, como a cobertura e a reforma dos banheiros, para que o sócio e o torcedor tenham uma experiência digna dentro do Clube”, afirma o vice-presidente.

Planejamento financeiro e parcerias estratégicas
Mesmo diante de um cenário financeiro desafiador, o Clube adotou um modelo de gestão por metas bimestrais. Entre as ações de curto e médio prazo, destaca-se a parceria com um escritório de arquitetura. O projeto prevê uma reestruturação completa do primeiro andar da sede social.
Além das melhorias estéticas e estruturais, o Sport busca eficiência operacional. Estão em curso parcerias também com as outras vice-presidências com o objetivo de reduzir o custo com energia no Clube.
Gestão profissional
A revitalização do patrimônio ocorre em paralelo à implementação de novos processos de gestão interna. Com a chegada do CEO Felipe Ximenes, o departamento de infraestrutura passou a operar de forma integrada às demais áreas do Clube, garantindo que cronogramas e orçamentos sejam seguidos com rigor.
“Encontramos um cenário de dificuldades em processos e controle financeiro. Hoje, trabalhamos com um organograma profissional para viabilizar as obras que a torcida espera, como a melhoria dos bares e das áreas comuns da Ilha. Mas, é importante salientar que todo esse trabalho é fruto de um esforço em equipe, realizado por várias mãos. Por isso, quero agradecer aqui o empenho de Isaac Vasconcelos e de Diogo Cabus, que estão direcionando esse trabalho”, reforça Fortunato.
Confira o que foi feito na primeira semana de trabalho:
Sede Social
- Retirada de entulhos da Sede
- Pintura dos gradis, guarda corpo e das paredes da área térrea da sede
Reforma dos banheiros da sede
- Revitalização dos revestimento das paredes
- Troca de portas dos banheiros masculino e feminino
- Troca de espelhos dos banheiros masculino e feminino
- Troca de vidros da fachada do banheiro masculino
Ilha do Retiro
- Revitalização de mais de 2.000 cadeiras
- Instalação de 60 cadeiras novas
- Remoção de lixo acumulado na lateral do estádios. O local estava sem manutenção desde setembro

Centro de Treinamento
- Pintura dos blocos e de áreas externas e internas
- Instalação de chuveiros nos vestiários da base
