Sport dá início a revitalização dos gramados da Ilha do Retiro e do CT

6 de janeiro de 2026

Compartilhe:

Com o objetivo de zelar e melhorar a estrutura do Clube, o Sport deu início ao processo de revitalização do gramado da Ilha do Retiro.

De acordo com o Gerente de Operações do Leão, Carlos Vagetti, a recuperação demanda tempo, mas como teve início imediato, no dia da estreia em casa (14), contra o Retrô, o gramado já deve estar com uma boa jogabilidade.

“O início do trabalho começou pelo corte vertical da grama, que é uma parte muito importante do processo, porque essa ação dá nova vida a grama e faz um bom trabalho de retirar a camada vegetal. Depois dessa etapa, a gente faz um trabalho de descompactação, que consiste em perfurar o solo, assim criando espaços para que essa grama cresça novamente e com isso provoque a formação de uma camada nova, mais uniforme, viva e verde.”

Ainda segundo Vagetti, dentre as ações também estão iniciativas para agir na questão da retenção de água.

“No que diz respeito a alagamentos, esse processo de remoção dos colchões por meio do corte vertical, seguido da descompactação, auxilia o funcionamento da drenagem e previne a formação de poças, pois há menos material vegetal entre a superfície da grama e a base do solo”, explica Vagetti.

Ações acontecem também nos campos do CT

As ações de revitalização também se estendem aos campos do Centro de Treinamento do Leão. Os procedimentos realizados na Ilha, serão repetidos no CT. Conforme informa Vagetti, o primeiro campo a passar por esse processo é o campo quatro e depois será a vez do campo um, onde acontecem os treinamentos do time profissional.

“A gente deve começar com esse trabalho no CT ainda nesta semana e, ao todo, esse trabalho deve durar cerca de 30 dias. Aqui no CT, além do cuidado com a grama, a gente vai realizar uma revitalização do solo. Vamos submeter os gramados a um processo chamado de top dressing, que é aplicar uma camada de areia sobre a grama.”

“Assim, conforme essa areia se acomoda e a grama cresce sobre ela, melhoramos o nivelamento do solo e favorecemos a drenagem, pois a areia é mais porosa e permite um escoamento mais rápido da água”, finalizou Carlos Vagetti.

Notícias Relacionadas