A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) formalizou na quinta-feira (12) a composição de um grupo de trabalho com o objetivo de discutir melhorias no modelo de formação de atletas das categorias de base e do Feminino do Futebol do Brasil. A primeira reunião do GT está prevista para abril de 2026.
Com uma adesão nacional, o Grupo é formado por cem profissionais, entre especialistas e ex-jogadores convidados, além de representantes de clubes, federações e CBF Academy e de integrantes da própria CBF.
Como parte das entidades que terão participação no Grupo de Trabalho, o Sport Club do Recife será representado pela coordenadora do futebol feminino do Sport, Janira Ricardo, carinhosamente conhecida como Nira e também pelo CEO do Clube, Felipe Ximenes.
Lisonjeada com a oportunidade de representar as cores rubro-negras neste importante debate nacional, a coordenadora valorizou o chamado:

“É motivo de honra e gratidão para mim receber esse convite da CBF. É o reconhecimento de uma vida inteira dedicada ao futebol feminino e ao Sport Club do Recife. Estar neste grupo nos permite dar voz à nossa realidade, compartilhar experiências e contribuir ativamente para estruturar a formação de atletas em todo o país. É uma responsabilidade imensa, que assumo com muito orgulho”, celebrou Janira Ricardo.
Para o CEO do Clube, Felipe Ximenes, a oportunidade corrobora a importância do Sport diante do cenário nacional de formação de atletas no futebol brasileiro.

“O Sport é um dos clubes mais importantes do Nordeste e do Brasil na formação de atletas e sua participação neste Grupo de Trabalho é um reconhecimento a essa parcela histórica que o Leão têm dado ao futebol brasileiro. Tenho certeza que a nossa presença servirá como uma via de contribuição dupla, tanto para a CBF e o futebol brasileiro, quanto para as categorias de base e o futebol feninino do Clube”, afirmou Ximenes.
Já por parte da CBF, participarão Aline Pellegrino, Camilla Orlando, Cícero Souza, Claudio Ibrahim (Branco), Cris Gambaré, Edmilson de Moraes, Ênio Gualberto, Fernanda Coimbra, Gabriel Mastrodomenico, Guilherme Dalla Déa, Guilherme Falcão, João Alves, João Paulo Perez, Julio Avellar, Matheus Senna, Mauro Carmélio e Rilany Silva; pela CBF Academy, Rafael Tamashiro, Silvan Lucas e Tiago Pereira.
Entre os especialistas e ex-jogadores convidados, estão Augusto Oliveira, Diego Ribas, Euler Victor, Heloísa Rios, João Paulo Medina, José Luiz Portella Pereira, Marcelo Lima, Paulo André e Sadi Luiz Brustolin.
As discussões terão como norte os seguintes eixos temáticos:
- calendários de competições e compatibilização com o calendário escolar
- certificação e governança dos clubes formadores;
- ambiente regulatório aplicável às categorias de base;
- diretrizes nacionais para a formação de jovens talentos;
- desenvolvimento das categorias de base no futebol feminino
O GT terá a presidência de Felipe Diego Barbosa Silva, mandatário em exercício da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), com relatoria de Helder Melillo, diretor-executivo da CBF. A proposta final deverá ser entregue à Presidência da CBF no prazo de 90 dias, contados da realização da primeira reunião.
