O Sport entra em campo na noite desta segunda-feira para enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque, pela 21ª rodada da Série a do Campeonato Brasileiro. O Leão vai em busca de mais uma vitória no torneio e tem inspirações importantes nos últimos anos, com partidas emblemáticas na casa dos paulistas.
Neste texto, iremos relembrar sete vitórias importantes e marcantes do Sport sobre o Palmeiras em São Paulo, seja no Alllianz Parque, palco da partida desta segunda, seja no Pacaembú ou no antigo Parque Antártica.
1 – Palmeiras 0x2 Sport – 2014
Em 2014, o Palmeiras inaugurava o seu novo estádio, o Allianz Parque, justamente contra o Sport em uma partida válida pela Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano. O Leão estava retornando depois de um ano na Série B e fazia uma campanha de meio de tabela, mas nada impediu de estragar a festa dos palmeirenses. Com gols de Ananias e Patric, o Sport calou o Allianz e foi o primeiro time a vencer uma partida no mais novo estádio do Brasil.
Confira a escalação do Sport:
Magrão; Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely e Diego Souza; Mike (Felipe Azevedo), Danilo Barcelos (Wendel) e Joelinton (Ananias). Técnico: Eduardo Baptista.
2 – Palmeiras 2×3 Sport – 2018
Outra grande vitória do Sport no Allianz Parque veio quatro anos depois. Com show de Magrão e Anselmo, o Leão conseguiu uma virada histórica e saiu de campo vencedor por 3×2. Os gols foram marcados por Anselmo (2x) e por Rafael Marques. No último lance do jogo, Magrão defendeu um pênalti para evitar o empate e garantir os três pontos.
Confira a escalação do Sport:
Magrão; Cláudio Winck (Raul Prata) Ernando, Ronaldo Alves e Sander; Anselmo, Fellipe Bastos, Neto Moura (Rogério), Gabriel (Carlos Henrique) e Marlone; Rafael Marques. Técnico: Claudinei Oliveira.
3 – Palmeiras 0x2 Sport – 2015
O ano era 2015 e o Sport fazia uma campanha histórica na Série A, sem tomar conhecimento dos seus adversários na Ilha ou fora de casa. E uma dessas vítimas foi o Palmeiras, que naquela ocasião mandou a partida no Estádio do Pacaembu e viu o Leão vencer por 2×0. Marlone abriu o caminho das vitórias com um golaço de fora da área e André fechou a vitória com um gol de pênalti.
Confira a escalação do Sport:
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Ronaldo) e Diego Souza; Marlone (Samuel), Élber (Neto Moura) e André. Técnico: Eduardo Baptista.
4 – Palmeiras 0x3 Sport – 2008
O ano de 2008 está marcado na história do Sport pela conquista da Copa do Brasil, que teve inclusive o Palmeiras como adversário, mas naquele mesmo ano o Sport atropelou o time paulista em jogo válido pela Série A. Sem pena, o Leão venceu por 3×0 com dois gols do centroavante Roger e um gol do zagueiro Durval. Até hoje, a maior vitória rubro-negra contra o Palmeiras fora do Recife.
Confira a escalação do Sport:
Magrão; César Lucena, Igor e Durval; Sidny (Fábio Gomes), Júnior Maranhão, Andrade (Moacir), Kássio (Juninho) e Márcio Goiano; Carlinhos Bala e Roger. Técnico: Nelsinho Baptista.
5 – Palmeiras 1×2 Sport – 2007
Um ano antes, o Sport já havia aprontado no Palestra Itália. Venceu por 2×1 mesmo jogando com um a menos desde os primeiros minutos da partida. César Lucena e Da Silva marcaram para o Leão, mas o grande destaque desse jogo se dá pelo retorno de Magrão ao time titular. Dali em diante, ele começou a escrever sua história, se tornando o grande ídolo que é da nação rubro-negra.
Confira a escalação do Sport:
Magrão; César Lucena, Igor e Durval; Diogo, Bia, Bilica, Adriano Gabiru (Weldon), Romerito e Dutra; Da Silva (Bruno Recife). Técnico: Geninho.
6 – Palmeiras 1×2 Sport – 1998
Mais um time histórico do Sport fez a festa no Parque Antártica. Em 1998, o Leão venceu por 2×1 comandado pelos gols e boas atuações de Leonardo e Jackson, dois grandes nomes da história do clube. Bosco, Russo, Sangaletti, Leomar e Wallace eram mais algumas estrelas daquele histórico time de 1998.
Confira a escalação do Sport:
Bosco, Russo, Alexandre Lopes, Sangaletti e Jefferson; Ronaldo, Lima, Jackson (Edson Miolo) e Wallace (Leomar); Leonardo (Leandro Tavares) e Cris. Técnico: Mauro Fernandes.
7 – Palmeiras 2×3 Sport – 2003
Para fechar a lista, mais um jogaço e uma nova vitória do Sport. Em 2003, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport saiu atrás do marcador, mas empatou e virou com gols de Gaúcho e Weldon. Na reta final, um novo empate parecia levar a crer que cada equipe conquistaria um ponto, mas Cléber Santana, de pênalti, fez o terceiro do Leão e garantiu a vitória.
Confira a escalação do Sport:
Maizena; Carlinhos (Barão), Sílvio Criciúma, Gaúcho e Marcão (Eduardo Teles); Ataliba, Vágner Mancini, Cléber Santana e Nildo; Weldon (Magal) e Valdir Papel. Técnico: Hélio dos Anjos.