A noite de 30 de abril de 2008 foi especial para o torcedor do Sport. Há exatos 16 anos, o Leão conquistava uma vitória brilhante que, para muitos, foi a arrancada do time para a conquista da Copa do Brasil daquele ano.
O duelo era contra o Palmeiras, pelas oitavas de final da competição. No primeiro jogo, em São Paulo, seis dias antes, o placar ficou no 0x0 graças a atuação de dois grandes brilhantes goleiros. Considerados santos pelas suas torcidas. Pelo lado alviverde, Marcos. No Rubro-negro, Magrão.
Na Ilha do Retiro, o bom público estava apreensivo. Afinal, era uma decisão. Quem vencesse, se classificaria. Nervos à flor da pele. Mesmo sabendo do poderio do adversário, o Sport foi ao ataque. E contava com um meia que estava inspirado: Romerito.
Foi dele o primeiro gol da partida. Aos sete minutos, Romerito, de cabeça, estufou as redes do Palmeiras. Só que aos 14 minutos, Alex Mineiro empatou. O suspense tomou conta da Ilha do Retiro. Naquele ano, o gol fora de casa era critério de desempate. E naquele instante, o Palmeiras estava se classificando.
Mas Romerito estava “imparável”. Não demorou muito e o meia ganhou a disputa para Marcos para desempatar. Ainda no primeiro, Romerito usou a cabeça para ampliar o placar. Festa na Ilha.
No segundo tempo, um golaço para coroar a vitória. Romerito recebeu no meio de campo, arrancou e fez uma lançamento primoroso para Dutra, que já arrancava da defesa, já prevendo o lançamento. Deu tudo certo! Dutra entrou na área e acertou um petardo, sem chances para Marcos.
Ficha técnica
Sport: Magrão; Diogo, Igor (César), Durval e Dutra; Daniel, Everton (Fábio Gomes), Romerito e Kássio; Carlinhos Bala e Leandro Machado (Roger). Técnico: Nelsinho Baptista.
Palmeiras: Marcos; Élde Granja (Makelele), Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre (Denílson), Martinez (Francis), Diego Souza e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Wanderley Luxemburgo.
Local: Estádio da Ilha do Retiro.
Data: 30 de abril de 2008
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN).
Gols: Romerito, aos sete, Alex Mineiro, aos 14 minutos, Romerito, aos 31 e aos 42 minutos do primeiro tempo, e Dutra, aos 20 minutos do segundo tempo.