As Leoas da Ilha voltam a campo pela Copinha Feminina neste domingo (1º). Às 11h, a bola rola diante do Fluminense, pela segunda rodada do grupo B, no estádio Aylon Nicolau. As rubro-negras buscam a recuperação no torneio depois de estrearem com revés diante do Santos.
Para a partida, a equipe comandada pela técnica Keila Lima teve dois dias de preparação. No primeiro, as Leoas realizaram uma atividade leve de recuperação, com mobilidade e ativação do core, enquanto no segundo fizeram um treinamento tático com foco nos ajustes de posicionamento.
“Não foi a estreia que queríamos, mas sabemos da nossa capacidade e temos totais condições de ir em busca dessa classificação. Vamos fazer de tudo para já dar esse primeiro passo diante do Fluminense, equipe de muita qualidade que tem todo o nosso respeito”, projetou a goleira e capitã Livia.
Técnica Keila Lima
Treinadora da equipe, aliás, Keila Lima tem 42 anos e possui larga identificação com o Clube, uma vez que foi atleta de 2001 até 2018, quando aposentou-se, mas seguiu no Sport. Ela assumiu o comando do Sub-20 em 2022 e anteriormente compunha a comissão técnica do profissional.
As categorias de base femininas do Sport
O ano de 2024 marcou o retorno do futebol feminino aos torneios de base nacionais do Brasil, nas disputas do Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17, além da Copinha. As presenças são fruto do reconhecimento do trabalho que o Clube vem fazendo na reestruturação do departamento ao longo dos últimos anos, com investimentos em estrutura, equipamento e entrega do alojamento, que permite ao Sport captar e receber atletas de outros estados.
E os resultados disso já são vistos com a ascensão do time profissional da Série A3 para a Série A1, de 2022 para este ano, além do tricampeonato estadual invicto (2022, 2023 e 2024). Tudo isso resultou também na melhora do ranking nacional do Clube e reverência ao que o Sport tem feito em prol da modalidade.
Por fim, ainda sobre o trabalho de base, o Sport dispõe das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, o que fomenta a revelação e desenvolvimento de atletas formadas na Ilha do Retiro, o que mostra a seriedade e capacidade do trabalho desenvolvido pelo Sport.
O elenco das Leoas
O grupo é presente por várias atletas que já compõem o profissional e conquistaram o acesso à Série A1 nacional neste ano, como a goleira Lívia (20 anos), a meia Kauany (19 anos) e a atacante Mayara (20 anos), além da centroavante Kaline (18 anos), que inclusive marcou gol no jogo decisivo diante do Athletico que marcou o retorno à elite do Brasileiro. Todas elas também foram campeãs estaduais pelo profissional em 2024.
Em relação às curiosidades no grupo, a atleta mais jovem do elenco é a meio-campista Samara, de 15 anos. Já a zagueira Maria Clara e a volante Maria Vitória são irmãs gêmeas (têm 16 anos).
Atletas relacionadas para a competição
Goleiras
- Lívia (20 anos)*
- Ingrid (16 anos)
Defensoras
- Bruna (19 anos)
- Maria Clara (16 anos)*
- Kelly (20 anos)
- Raiane (20 anos)
- Dudinha (19 anos)
Meio-campistas
- Val (18 anos)*
- Maria Vitória (16 anos)
- Nanda Féu (18 anos)
- Samara (15 anos)
- Kauany (19 anos)*
- Isabelly (19 anos)
- Alê (16 anos)
- Samira (16 anos)
Atacantes
- Letícia (17 anos)
- Mayara (20 anos)*
- Kaline (18 anos)*
- Bia (19 anos)
*Compõe o profissional e conquistou o acesso à elite nacional, bem como o título estadual neste ano
Foto: Geraldo Rodrigues/ Sport Club do Recife