O departamento de futebol de base do Sport Club do Recife anuncia oficialmente Wíres José de Souza como novo treinador do sub-17 dos Leões da Base. Profissional de 43 anos, ele já esteve presente no CT Rubro-Negro, onde assinou contrato e teve o primeiro contato com os atletas da categoria que comandará.
Formado em Educação Física, Wíres Souza é natural de Vitória de Santo Antão e foi ex-jogador de futebol, sendo projetado atuando em times de Pernambuco e depois seguindo a carreira internacional, com passagens de vários anos e títulos em Portugal e Angola. A migração para área técnica começou como auxiliar, trabalhando em equipes como Grêmio Anápolis-GO, Tupynambás-MG e Retrô.
Enquanto treinador, foi no próprio Retrô que o novo comandante dos Leões da Base destacou-se, sendo o técnico da equipe profissional no vice-campeonato pernambucano de 2025, em decisão justamente contra o Sport. Pelo Clube de Camaragibe, também alcançou boa campanha na Copa do Brasil e teve experiência na Série C do Campeonato Brasileiro.
No escopo de sua formação de treinador, há vários cursos da CBF, como as Licenças B e A de técnico, e o de Análise de Desempenho, reforçando sua base de conhecimento e abrangência.
“Feliz de chegar ao Sport, sabendo da força da camisa do Clube, a tradição em suas categorias de base e a estrutura encontrada, que oferece todas as ferramentas possíveis para desenvolver um trabalho que agregue individualmente e coletivamente os atletas, priorizando suas evoluções e contribuindo em suas formações com o DNA da instituição”, declarou Wíres.
Executivo de futebol das divisões de base do Sport, Felipe Sitônio celebrou a chegada de Wíres e comentou sobre as razões para a escolha do profissional.
“A contratação do Wíres segue o processo de fortalecimento da formação do Sport. Um Treinador com experiência no futebol profissional, que vai agregar aos atletas o perfil que queremos formar desde cedo, visando sempre o fomento da preparação para quando eles subirem para a equipe profissional do Clube”, declarou.

