O Sport é bicampeão da Copa Carpina sub-16. Na tarde deste domingo (28), o Leão superou o Retrô por 4×3 nos pênaltis, após empate em 2×2 no tempo normal, no estádio Paulo Petribu, em Carpina.
Esse é o segundo título consecutivo do Leão na competição. Em 2024, o Rubro-negro havia batido o Santa Cruz nos pênaltis, no Arruda, com Zé Lucas como capitão, e agora repete o feito em 2025.
A decisão deste ano foi de muita emoção. O Retrô abriu 2×0 no primeiro tempo, mas Jonathas descontou no último lance da etapa inicial, aproveitando cruzamento preciso. Na volta do intervalo, Bernardo marcou um golaço e deixou tudo igual na final.
O equilíbrio seguiu até o fim. O goleiro Luquinhas brilhou ao defender uma cobrança ainda no tempo normal, além de mais duas penalidades na disputa decisiva. Nas batidas rubro-negras, Cauã, Nicolas, Jonathas e Fabrício converteram e confirmaram o título.
A conquista coroa uma campanha de superação. O Sport disputou o torneio com a equipe sub-15, formada em sua maioria por atletas da geração 2010, que mostraram maturidade e personalidade em todas as fases. O técnico Ítalo Santiago celebrou com o tradicional banho de gelo após a vitória.
“Esse bicampeonato é a recompensa de muito trabalho. A equipe mostrou personalidade para reagir em momentos decisivos e conseguiu se superar em cada fase. É uma conquista que valoriza todo o projeto da base do Sport”, destacou o treinador.
Ao longo da campanha, o Sport mostrou enorme poder ofensivo: foram 34 gols marcados em sete partidas, com destaque para a goleada por 19×0 sobre o Sete de Setembro, um dos grandes resultados da história recente do torneio.
Além da solidez coletiva, a dupla ofensiva formada por Jonathas e Arthur Victor foi um dos destaques da campanha. Juntos, marcaram 14 gols e tiveram papel decisivo na caminhada até o título, mostrando entrosamento e faro de gol em todos os jogos.
“Fico muito feliz por ajudar a equipe em mais uma conquista importante. Trabalhamos bastante para chegar até aqui e esse título é de todo o grupo, que se dedicou do início ao fim. É especial fazer parte dessa história e dar alegria à torcida do Sport”, celebrou o atacante Jonathas, artilheiro da equipe com oito gols.
A conquista também foi valorizada por André Andrade, gerente das categorias de base do Leão.
“O objetivo maior foi alcançado: proporcionar à geração mais nova experiências que os fizeram crescer como equipe. Passamos por jogos com um a menos, uma semifinal decidida no último minuto e uma final em que viramos um 2×0. Mais do que o título, fica o aprendizado e a confirmação do grande trabalho do professor Ítalo, um profissional sério e dedicado”, destacou.
Campanha do Sport na Copa Carpina sub-16
• Treze-PB 2×2 Sport (Hebert Nicolás)
• Sport 19×0 Sete de Setembro (Arthur Victor 4x, Jonathas 3x, Everson 3x, Bernardo 2x, Grafite 2x, Hanry, Mesaque, Bruno Miguel, Ian Felipe e Leony)
• Sport 5×1 Viva (Jonathas 2x, Arthur Victor, Mesaque e Leony)
• Sport 2×1 Ipojuca (Jonathas 2x)
• Quartas de final: Sport 4×2 FG Academy (Cauã Henrique, Jonathas, Arthur Victor e Ruan)
• Semifinal: Sport 2×2 Atlético-PI (pênaltis: 4×3) – gols de Bernardo e Cauã Henrique
• Final: Sport 2×2 Retrô (pênaltis: 4×3) – gols de Jonathas e Bernardo