A temporada de 2026 começou com mudanças importantes no dia a dia dos Leões da Base. Em um movimento de profissionalização e fortalecimento do ambiente de formação, o Sport inicia o ano com comissões técnicas reestruturadas nas principais categorias do campo e a implantação de uma nova metodologia de treinos, voltada ao desenvolvimento contínuo e à evolução individual dos atletas.
O Leão reforçou o quadro de profissionais com novas contratações para funções estratégicas do dia a dia. Chegam os auxiliares técnicos Jean Carlos, Emerson Gomes e Hugo Fernando, o preparador de goleiros Eduardo Fagner, os analistas de desempenho Matheus Lacerda, Pablo Radamés e João Pedro, além do preparador físico Vinícius Branco, ampliando a estrutura de trabalho e qualificando a rotina das categorias para a temporada.
Com as novidades nas comissões, o sub-20 será comandado por Alexandre Silva ao lado do auxiliar Saulo Oliveira, com Nícolas Aragão na análise de desempenho, Lucas Cardozo como preparador físico e Tiago Lima na preparação de goleiros. No sub-17, Ítalo Santiago lidera a categoria, com Jean Carlos como auxiliar técnico, Matheus Lacerda na análise de desempenho, Gabriel Crisóstomo na preparação física e Eduardo Fagner como preparador de goleiros.
Já no sub-15, Paulo Santana é o treinador, com Emerson Gomes como auxiliar técnico, Pablo Radamés na análise, Guthierry Soares na preparação física e Jonas Pereira como preparador de goleiros. No sub-13, Guilherme Oliveira comanda o grupo, com Hugo Fernando como auxiliar técnico, João Pedro na análise de desempenho, Vinícius Branco como preparador físico e Christian Daniel na preparação de goleiros.
As atualizações no quadro de profissionais foram conduzidas dentro do planejamento do Clube e, em comparação ao ano anterior, a folha salarial da base passou por uma redução. As entradas ocorreram em equilíbrio com saídas, parte natural do processo de reestruturação, mantendo a responsabilidade orçamentária e qualificando as rotinas de formação.
As definições também reforçam a valorização de profissionais com tempo de casa dentro do processo de reestruturação. No sub-20, Alexandre Silva e Nícolas Aragão foram promovidos a partir do sub-17, enquanto Ítalo Santiago assumiu o sub-17 após trabalho no sub-15, em medidas que mantêm continuidade metodológica e reconhecem trajetórias construídas no Clube.
Felipe Sitônio, executivo dos Leões da Base, destacou que a reorganização das comissões combinou contratações e valorização de profissionais do Clube, fortalecendo a estrutura para 2026.
“Os ajustes nas comissões foram pensados para tornar a rotina mais completa e mais eficiente. A gente trouxe profissionais para funções que precisavam ser reforçadas, mas também promoveu gente da casa, que conhece o Clube e o nosso processo. É um equilíbrio importante: qualificar a estrutura e, ao mesmo tempo, valorizar quem já vinha construindo esse trabalho por dentro.”
Além do reforço nas comissões, o Clube passa a adotar uma nova dinâmica de treinos, sustentada pela chegada de auxiliares técnicos e pela redefinição de funções dentro da rotina do CT. A estrutura foi pensada para conectar o trabalho com uma frente de desenvolvimento técnico específico, uma prática cada vez mais presente em centros de formação de referência.
A metodologia impacta diretamente as categorias sub-17, sub-13 e sub-15. Além de reforçar o trabalho nas categorias principais, os auxiliares técnicos assumem, paralelamente, o comando de grupos de desenvolvimento do sub-16, sub-14 e sub-12. A mudança visa evitar uma lacuna recorrente no processo: atletas recém-promovidos, no primeiro ano de categoria, frequentemente passam a temporada com defasagens de minutagem e, consequentemente, desenvolvimento, já que a atenção acabava concentrada nas idades ímpares, consideradas as categorias “principais” de competição.
Com a nova organização, o Sport passa a garantir atenção específica também aos anos pares, criando um fluxo de desenvolvimento contínuo e potencializado. A dinâmica funciona em alternância: enquanto sub-12 e sub-14 realizam seus treinos coletivos, os atletas do sub-13 e do sub-15 executam trabalhos técnicos específicos; em seguida, os grupos invertem, para que todos passem tanto pelo treino coletivo quanto pelas sessões de específico, dentro do mesmo período.
Felipe China, diretor das categorias de base, destacou que a mudança fortalece o processo formativo ao ampliar o tempo de atenção individual e qualificar a rotina.
“Essa reestruturação é sobre formar melhor. A gente está qualificando o dia a dia, criando funções importantes e, principalmente, garantindo que o atleta do primeiro ano de categoria não fique para trás. Com auxiliares e com treinos específicos, a gente dá mais ferramenta, mais acompanhamento e mais continuidade para o desenvolvimento acontecer do jeito certo”.
