Júlio Lima assume coordenação de performance das categorias de base

4 de janeiro de 2026

Compartilhe:

O departamento de futebol de base do Sport Club do Recife anuncia oficialmente Júlio Lima como novo coordenador de performance das categorias de base do Clube. O cargo passa a integrar a estrutura do departamento a partir de 2026 e faz parte do processo de reestruturação, modernização e profissionalização contínua da base rubro-negra.

A nova função tem como objetivo centralizar e qualificar os processos de performance, conectando as rotinas de preparação física, fisiologia, saúde e controle de carga às demandas de cada categoria, com padronização de metodologia, acompanhamento mais próximo e evolução permanente do trabalho.

Com trajetória marcada por crescimento constante dentro do Clube, Júlio Lima iniciou no Sport em 2011 como estagiário e, desde então, construiu uma linha de evolução contínua na carreira. Em 2013, assumiu a preparação física do sub-13; em 2015, passou a responder pelo sub-15; em 2021, assumiu o sub-20; em 2022, esteve à frente do sub-17; em 2023, voltou ao sub-20; e, em 2024, foi promovido ao futebol profissional. Agora, em 2026, retorna à base para liderar a coordenação de performance, em uma função inédita no organograma do departamento.

Ao longo da trajetória, Júlio participou diretamente de conquistas relevantes, com destaque para cinco títulos do Campeonato Pernambucano sub-15 (2015, 2016, 2017, 2018 e 2019), além do Campeonato Pernambucano sub-17 (2022), da Copa Carpina (2022) e do Torneio 2 de Julho (2018).

André Andrade, gerente geral das categorias de base, destacou a criação do cargo e a confiança no profissional para conduzir a nova etapa do departamento.

“Essa coordenação de performance é um passo importante dentro da reestruturação da base. Era uma função que não existia e que passa a ser estratégica para a gente elevar padrão, integrar áreas e dar ainda mais suporte ao desenvolvimento dos atletas. O Júlio tem história no Clube, conhece a rotina da base, viveu diferentes categorias e também o profissional. Ele reúne competência, método e identificação com o nosso projeto para liderar esse processo.”

Júlio Lima valorizou o reconhecimento e a oportunidade de assumir a nova função.

“Eu estou muito feliz e honrado com esse novo desafio. O Sport faz parte da minha história desde 2011, e eu vivi cada etapa do Clube, da base ao profissional. Assumir uma coordenação inédita, dentro de um projeto que busca modernizar e profissionalizar cada vez mais o departamento, me motiva demais. Chego com muita vontade de trabalhar, integrar as áreas e ajudar a potencializar o desenvolvimento dos atletas em todas as categorias.”

Com a criação da coordenação de performance, o Sport amplia a estrutura de suporte às categorias de base e reforça o compromisso do Clube com a formação de atletas em ambiente cada vez mais qualificado, organizado e alinhado às exigências do alto rendimento.

Foto: Paulo Paiva/SCR

Notícias Relacionadas