O Sport já sabe qual será o seu adversário da estreia na Copa do Brasil de 2026. O Leão irá ao Espírito Santo e enfrentará a tradicional Desportiva Ferroviária, equipe de Cariacica, região metropolitana capixaba, que eliminou o Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis. O duelo está previamente marcado para o dia 5 de março, uma quinta-feira, às 19h. A data foi divulgada pela CBF nesta terça-feira (17).
Equipe do futebol capixaba, a Desportiva Ferroviária foi fundada em 1963 e acumulou participações na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro até o início dos anos 90. Semifinalista do seu estadual no ano passado, o time manda os seus jogos no Estádio Engenheiro Araripe, que será o palco da partida da estreia do Leão.
Leão na Copa do Brasil
Vice-campeão em 1989, semifinalista em 1992 e 2003 e campeão em 2008, o Leão tem grande tradição na Copa do Brasil, sendo o único Clube do nordeste que já venceu a competição nacional. A edição deste ano tem formato inédito, com alguns times entrando na disputa durante a segunda fase, caso que é o do Rubro-Negro, que teve que esperar a definição entre Sampaio Corrêia-RJ e Desportiva.
Confronto que só aconteceu uma vez na história e não teve vencedor
Sport e Desportiva se enfrentaram uma única vez. Foi no Campeonato Brasileiro de 1973. O jogo, também no Engenheiro Araripe, o mesmo deste ano, aconteceu no dia 07 de dezembro de 1973 e terminou com empate de 1 a 1. O gol leonino foi marcado pelo meio-campista Rubens Salim. Ambos os Clubes estiveram juntos pela última vez no Brasileirão de 1993, mas não se enfrentaram.
Ídolo em comum
Sport e Desportiva também compartilham um ídolo em comum. Lateral-esquerdo que marcou geração na Ilha, Dedé foi revelado na equipe capixaba, onde atuou de 1989 a 1993, antes de chegar ao Leão em 1994 e conquistar o carinho da torcida rubro-negra com assistências, gols e títulos.
