O sub-17 dos Leões da Base segue em preparação para a temporada 2026, já em ritmo de continuidade após a reapresentação no CT. Com o primeiro compromisso oficial marcado para março, na Copa Pernambuco, a comissão técnica utiliza o período de pré-temporada para avaliar o elenco, ajustar rotinas e construir, de forma progressiva, o melhor nível de condicionamento para a sequência do ano.
De acordo com Gabriel Crisóstomo, responsável pela preparação física do sub-17 e das últimas duas Copinhas pelo Sport, os primeiros dias de trabalho foram dedicados a entender o ponto de partida do grupo após as férias e montar um cronograma mais individualizado.
“No início, a gente fez algumas avaliações físicas nos meninos, tirou medidas corporais, percentual de gordura, algumas dobras, para basear como eles estavam voltando das férias. Também realizamos avaliações de campo para saber como eles estavam e, a partir daí, montar um cronograma mais individualizado e mais específico para as condições de cada um”, explicou.
Gabriel também destacou o impacto da nova coordenação de performance, comandada por Júlio Lima, dentro do processo de acompanhamento e padronização.
“Com a coordenação de performance, a gente consegue integrar ainda mais esse controle com a rotina do dia a dia, padronizar processos e acompanhar a evolução do grupo com mais consistência. Isso dá mais clareza de carga, de acompanhamento e do que cada atleta precisa dentro do planejamento”, completou.
Na primeira semana, a programação priorizou um retorno gradual às atividades, com foco em readaptação e recuperação do ritmo de treino. A tendência agora é de aumento de intensidade nas próximas etapas, com a possibilidade de amistosos como parte do ciclo de preparação.
“A primeira semana foi de testes e de um trabalho mais leve, mais adaptativo, para eles irem recobrando a característica de atleta e o condicionamento. Da segunda semana em diante, a gente já consegue fazer um trabalho mais forte, desenvolvendo as características deles. Vamos tentar também incluir um jogo-treino na programação, para ver as condições que eles estão e prepará-los para a primeira competição do ano, que é em março, a Copa Pernambuco”, concluiu.
Júlio Lima, coordenador de performance dos Leões da Base – cargo inédito na estrutura do departamento – ressaltou a importância do acompanhamento integrado durante a pré-temporada para potencializar o desenvolvimento dos atletas.
“Nosso papel é organizar e padronizar processos de performance para que o trabalho seja ainda mais eficiente e contínuo. A pré-temporada é o momento de mapear o ponto de partida, individualizar o que for necessário e acompanhar a evolução com critério, integrando comissão técnica e staff para que os atletas cheguem nas competições com o melhor nível possível.”
