O departamento de futebol de base do Sport Club do Recife anuncia oficialmente a ampliação da estrutura das categorias de base no CT com a criação da iniciação ao futebol de base e a integração do futsal ao processo formativo do Clube. A partir de agora, o Sport passa a contemplar de forma organizada as primeiras idades no campo, em um movimento que fortalece a base desde o início da formação.
Até então, a estrutura do campo nas categorias de base era concentrada a partir do sub-13, sem um processo consolidado para as idades menores. Com a nova configuração, o Clube passa a integrar à base a iniciação no campo, compreendendo as categorias menores e, dentro desse processo, o futsal também passa a estar conectado como parte do mesmo projeto.
A mudança representa um passo importante dentro do processo de reestruturação e modernização do setor, aproximando etapas e qualificando o desenvolvimento dos atletas. Com essa ampliação, o Clube consolida um caminho mais completo de formação, conectando a iniciação (idades menores), o desenvolvimento e o alto rendimento, com a categoria sub-20 como etapa final do processo.
As categorias integradas à iniciação passam a cumprir uma rotina específica de treinos: as atividades acontecem no campo auxiliar às segundas e quartas-feiras, enquanto, no CT, os trabalhos são realizados às sextas-feiras, dentro do planejamento do departamento para otimizar estrutura, logística e acompanhamento dos atletas.
Felipe China, diretor das categorias de base, destacou o impacto da iniciativa no modelo de formação do Clube. “A grande mudança aqui é que a base passa a contemplar também a iniciação, que são as primeiras idades no campo. Antes, a estrutura estava muito concentrada a partir do sub-13. Agora, a gente fortalece esse início do processo e, dentro dele, integra o futsal, que é fundamental na formação do atleta, principalmente na iniciação. Campo e futsal passam a caminhar conectados dentro do mesmo projeto, com metodologia, acompanhamento e uma estrutura de trabalho mais forte”.
“Olhamos com muito carinho para o futsal. Temos grandes atletas formados nas quadras do Clube, como Zé Lucas, Pedro Lima, Dedé, Fernandinho, Chico, entre tantos outros. Esperamos potencializar cada vez mais essa integração, que tem tudo para gerar muitos frutos para o Sport”, projetou o diretor leonino.
Com a nova configuração, o Sport também oficializa a chegada de profissionais que passam a compor a estrutura de iniciação e formação no CT. Na organização do trabalho, Lúcio assume como técnico das categorias sub-8, sub-9, sub-10 e sub-11, com Edy como auxiliar técnico. Emanuel “Feijão” chega como preparador de goleiros, Vagner como preparador físico e Manoel Neto como supervisor de futebol.
Além disso, o Clube apresenta a comissão técnica do futsal, que passa a fazer parte integralmente do processo de formação dentro da iniciação. André será o treinador do sub-7 e do sub-10, Eduardo comandará sub-8 e sub-9, Bruno ficará à frente do sub-11, enquanto Arthur atuará como treinador do sub-6 e auxiliar fixo. Renan Pontes, ídolo rubro-negro no futsal, integra a estrutura como auxiliar fixo, e Eli chega como preparador de goleiros.
Com a ampliação da base e a integração do futsal ao processo de iniciação, o Sport reforça um ambiente único de formação, conectando quadra e campo desde as primeiras idades e qualificando o caminho de desenvolvimento até as categorias mais altas do Clube.
