O Sport Club do Recife fez uma visita, na manhã desta sexta-feira (16), a órgãos públicos e de segurança do estado em busca de reforçar o compromisso de combate à violência no futebol. Mas a iniciativa foi ainda mais além: o Clube fez convite oficial, via ofício, para que componham um Grupo de Trabalho Interinstitucional, com termo de Cooperação Técnica e encontros periódicos.
A comitiva rubro-negra foi composta pelo vice-presidente de relações institucionais, Bruno Reis; pelo diretor jurídico, Geraldo Carvalho; e pelo diretor de segurança, Coronel Alexandre Jorge, que compareceram ao Ministério Público (MP), Polícia Militar, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Federação Pernambucana de Futebol.
A criação do Grupo de Trabalho estabelece um canal formal de diálogo e integração entre o Sport e as autoridades competentes. A medida viabiliza a construção de protocolos de segurança ainda mais eficazes e o compartilhamento de inteligência, fundamentais para a preservação da ordem pública e a integridade dos torcedores em eventos esportivos.
A estrutura tecnológica do Clube, inclusive, respalda a atuação desse Grupo de Trabalho Interinstitucional. Atualmente, por exemplo, o acesso ao estádio ocorre integralmente por biometria facial e o entorno do gramado da Ilha do Retiro possui um sistema integrado a câmeras de monitoramento com cobertura de 360 graus – recursos que garantem a identificação precisa de indivíduos e fornecem subsídios técnicos fundamentais para as autoridades em eventuais ações de fiscalização e controle.

O Sport entende que a segurança no futebol exige atuação integrada, uso inteligente de tecnologia e cooperação institucional, reafirmando seu compromisso de colaborar ativamente com o sistema de justiça e com as forças de segurança, em estrita observância à legislação vigente, inclusive à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Por fim, o Clube informa que os demais times pernambucanos também receberão convites para integrar a iniciativa, ampliando o alcance da cooperação e contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e responsável em todo o futebol do Estado.

