Os Leões da Base conheceram, na noite desta terça-feira (25), seus adversários da primeira fase da Copinha 2026. No Grupo 4, o Sport enfrentará Mirassol/SP, Linense/SP e Forte/ES.
A sede da chave rubro-negra será em Bálsamo, localizada próxima de Mirassol e que possui uma distância de aproximadamente 460km da capital paulista.
Disputada desde 1969 e considerada o maior torneio de base do país, a Copinha reúne 128 clubes divididos em 32 grupos na primeira fase. Todas as partidas são em território paulista, com cada chave sendo alocada em uma cidade-sede. Os dois primeiros colocados avançam para o mata-mata, que se inicia já na fase de 32 avos e segue em confrontos diretos até a grande final realizada tradicionalmente no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.
O Sport chega à sua 23ª participação, tendo estreado na competição em 1973. Entre as campanhas de destaque estão as quartas de final de 1997, 2016 e 2023, além da boa campanha na última edição. Em 2025, atuando com uma das menores médias de idade da competição, a equipe avançou até a terceira fase sem sofrer gols. Na eliminatória em questão, foi superada pelo Palmeiras por 2×0.
Para o executivo de futebol de base, Carlos Brazil, a montagem do grupo marca o início de um novo ciclo competitivo para a categoria sub-20.
“A Copinha é o torneio mais visado do país e, ao mesmo tempo, o maior laboratório competitivo para jovens atletas. O sorteio define o caminho, mas a preparação define o rendimento. Nosso trabalho agora é construir uma equipe forte, equilibrada e madura para enfrentar adversários de diferentes estilos. O objetivo é sempre ir o mais longe possível, respeitando nosso processo de formação e mantendo o Sport competitivo em alto nível”, avaliou.
Um dos nomes que estiveram em campo na edição de 2025 foi o goleiro Erick, destaque da equipe na campanha passada. O atleta reforça a importância do torneio para o grupo.
“A Copinha é uma experiência que muda a cabeça do jogador. No ano passado chegamos até a terceira fase e isso nos deu muita bagagem. A gente aprende a conviver com pressão, com viagem, com jogos em sequência e com estádios cheios. Agora é usar tudo isso para ajudar quem vai disputar pela primeira vez e buscar uma campanha ainda mais forte em 2026”, projetou.
Além de Mirassol e Linense, tradicionais formadores do interior paulista, o grupo do Sport conta também com o Forte/ES, que disputa sua segunda participação. A tabela detalhada de jogos do Grupo 4 será divulgada em breve pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Foto: Igor Cysneiros/SCR
