Sport oficializa categoria sub-11 no campo para otimizar processo de formação

3 de novembro de 2025

Compartilhe:

Sport oficializa categoria sub-11 de campo | Foto: Igor Cysneiros/SCR

O departamento de futebol de base do Sport Club do Recife oficializa a criação da categoria sub-11, fortalecendo a trilha formativa do Clube e otimizando a integração entre as etapas de desenvolvimento. O novo elenco soma-se às quatro categorias já em atividade – sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 – dentro do planejamento esportivo da base. O primeiro treino do novo plantel aconteceu nesta segunda-feira (3).

Neste primeiro momento, o grupo é composto por atletas oriundos do futsal e do fut-7 do Clube, que integravam o time de iniciação ao campo no complexo esportivo da Ilha do Retiro. Ao longo deste ano, essa turma passou a realizar sessões mensais no CT José de Andrade Médicis, em atividades de adaptação ao campo, ampliação de repertório motor e vivência das rotinas do departamento de base – um passo que agora se consolida e ganha cadência.

A partir de agora, a categoria treina três vezes por semana, no CT, sob a condução da mesma comissão técnica do sub-13. O foco é padronizar linguagem e metodologias, consolidar fundamentos do jogo em campo e desenvolver princípios táticos adequados à faixa etária, integrando plenamente os atletas às rotinas operacionais e pedagógicas do departamento.

“A criação do sub-11 é mais um passo na consolidação da nossa base. Começamos com um grupo que já vive a cultura do Clube e que vinha sendo acompanhado pelos nossos profissionais na iniciação de campo. Iniciamos um processo para garantir alinhamento metodológico e acelerar o desenvolvimento”, afirmou Carlos Brazil, executivo do departamento de futebol de base.

“Nosso desafio é transformar o repertório do futsal e do fut-7 em leitura de jogo e comportamento tático no campo. Com treinos regulares no CT, vamos trabalhar princípios claros para a faixa etária, fundamentos específicos e tomada de decisão, sempre respeitando o estágio de desenvolvimento de cada atleta”, avaliou Guilherme Oliveira, técnico do sub-13 e responsável por comandar a rotina do novo sub-11.

A oficialização da categoria consolida a transição e organiza uma trilha formativa contínua, conectando escolas esportivas e iniciação ao futebol de campo com metodologia, controle de cargas e avaliações técnicas e comportamentais alinhadas à matriz da base.

Notícias Relacionadas