Sport tem Plano de Recuperação Judicial homologado pela Justiça

28 de outubro de 2025

Compartilhe:

A partir de agora, todos os efeitos do Plano incidem sob o passivo do Sport, que será reduzido em aproximadamente 80%. Foto: Danillo Conzz/ Sport Club do Recife

O Sport Club do Recife teve, nesta terça-feira (28), o Plano de Recuperação Judicial homologado pela Justiça de Pernambuco.

A medida representa um avanço decisivo no processo de reorganização financeira e administrativa do Clube – um compromisso firmado desde que a atual presidência executiva assumiu a gestão do Sport.

A homologação confere segurança jurídica e valida o conjunto de medidas que visam garantir a sustentabilidade do Clube a médio e longo prazo.

Assim, o plano aprovado pelos credores passa a ter eficácia ampla e plena, estabelecendo as condições para o pagamento das obrigações, os prazos de carência, os percentuais de deságio e os meios de recuperação adotados.

A partir de agora, todos os efeitos do Plano incidem sob o passivo do Sport, que será reduzido em aproximadamente 80%.

Além da reestruturação do passivo, outras medidas previstas são a reorganização administrativa, a gestão eficiente de ativos, a possibilidade de formação de parcerias estratégicas e, futuramente, a possibilidade de constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) – outro pilar assumido pela gestão.

Para além disso, destaque-se, o Clube vem seguindo o tratamento do passivo fiscal por meio da transação tributária federal e o parcelamento aderido recentemente à Prefeitura do Recife.

O Plano de Recuperação Judicial

O Plano de Recuperação Judicial foi elaborado com base em critérios técnicos e aprovado em assembleia de credores, em dezembro de 2024, após amplo diálogo com todas as partes envolvidas.

O principal objetivo da medida é permitir que o Sport mantenha as atividades esportivas e sociais em funcionamento sustentável, organizado e austero

A homologação representa o reconhecimento do Judiciário de que o plano atende aos requisitos legais e demonstra a viabilidade econômica do Clube. A partir deste marco, o Sport entra em uma nova etapa de execução e acompanhamento judicial, sob a supervisão do administrador nomeado no processo.

Todas as ações, aliás, serão implementadas de forma gradual, transparente e com acompanhamento contínuo dos órgãos internos de governança.

Com essa decisão, o Sport reforça o seu compromisso institucional com a responsabilidade financeira e com a construção de um Clube moderno e alinhado aos princípios de governança e transparência que norteiam os modelos de gestão tido como referência na esfera esportiva atual.

Notícias Relacionadas