O departamento de futebol de base do Sport Club do Recife comunica o calendário de competições previsto para 2025. Além das competições estaduais e nacionais, o planejamento conta com um retorno do sub-20 para defender o título da MadCup, além das participações inéditas em competições internacionais com o sub-17 e sub-13, na Espanha e Japão, respectivamente.
A presença da equipe sub-13 na segunda edição do World Football Festival, no Japão, marcará a estreia do Sport no continente asiático. A participação reforça a internacionalização da marca do Clube e ampliará as experiências competitivas para seus atletas mais jovens.
O comparecimento do Sport em todas essas competições mencionadas no calendário demonstra o esforço e atenção da diretoria em proporcionar tamanha experiência aos Leões da Base. A evolução dos jogadores passa pelo processo de treinamentos e jogos de diferentes níveis técnicos com diferentes escolas, tanto no cenário nacional quanto internacional.
A expansão do seu calendário de competições nas categorias de base e a ampliação do número de partidas é um dos principais objetivos do departamento de futebol de base do Clube e que proporciona uma maior possibilidade de evolução técnica e tática, fundamentais para a formação de atletas.
“Com a participação nessas competições, o Sport consegue atrair cada vez mais os jovens destaques de base em todo território nacional ao nos posicionarmos como um clube que passou a ter investimentos relevantes na formação de base e na oferta de oportunidades para disputa de torneios no exterior. Hoje somos um clube atrativo e desejado por famílias para receber estes jovens de destaque”, disse João Marcelo Barros, coordenador das categorias de base.
CALENDÁRIO DOS LEÕES DA BASE
A categoria sub-20 conta com oito desafios para a temporada. O Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Copa Atlântico sub-19, Campeonato Brasileiro de Aspirantes, MadCup sub-19, a Copa Recife e a Copa do Brasil da categoria. Por fim, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou Copinha, de 2025. Os rubro-negros podem entrar em campo até 72 vezes.
Já o sub-17 participará de 10 competições na temporada, com destaque para a primeira participação da equipe na Espanha. Ao total, 67 partidas estão planejadas para os jovens divididos entre Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Aldeia Cup, Copa Capital, Copa do Brasil, Coffe Tournament, Nordestinho, Copa Carpina, MadCup sub-16 e Supercopa PE.
Os Leões da Base sub-15 podem alcançar um total de 62 jogos no ano, somando as disputas do Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Copa Votorantim, Aldeia Cup sub-14, Copa 2 de Julho, Nordestinho, Copa Voltaço sub-14, e Dani Cup sub-14.
Por fim, a categoria sub-13 prevê a participação em oito competições: Campeonato Pernambucano, Copa Pernambuco, Aldeia Cup, World Football, Copa Nordestinho, Copa São Ludgero, Lampions e Supercopa PE, podendo chegar a 52 partidas disputadas em 2025.