Na emocionante vitória do Sport sobre o Ceará por 2 a 1, o atacante Chrystian Barletta não apenas garantiu o primeiro gol da partida, mas também atingiu a impressionante velocidade de 36,7 km/h. Essa marca o coloca entre os jogadores mais rápidos do futebol mundial.
Durante os 72 minutos em que esteve em campo na partida, Barletta percorreu uma distância total de 8.194 km e realizou 59 ações de alta intensidade, evidenciando sua responsabilidade tática dentro da equipe comandada pelo técnico Pepa. Nomes como Kylian Mbappé, Phil Foden e Gareth Bale estão entre os atletas que também alcançaram velocidades notáveis.
“Fico feliz por entrar nesse grupo seleto. A gente sempre trabalha para aperfeiçoar isso tanto com o pessoal do clube, como meu personal particular. Fiquei feliz por alcançar essa marca ao final do jogo e o trabalho tá dando resultado, mas fico ainda mais contente por estar ajudando o Sport”, disse Barletta.
A velocidade alcançada pelo jogador é resultado de sua predominância de fibras brancas, que lhe proporcionam uma maior capacidade de desenvolver velocidade. Esse potencial genético é potencializado pelo trabalho realizado na estrutura do Centro de Treinamento do clube, como destacou o fisiologista Inaldo Freire.
“Fizemos uma análise da preparação física e da fisiologia de Barletta, e essa abordagem funcional só foi possível graças à excelente estrutura do CT. Um exemplo é o maquinário de musculação que permite realizar exercícios de força e potência em uma única máquina. Ou seja, a estrutura física do CT é fundamental para o desenvolvimento da velocidade do atleta”, afirmou Freire.
Foto: Paulo Paiva/Sport Club do Recife