O novo terceiro uniforme para a temporada 2023-2024, ‘Sport Fino’, que homenageia Ariano Suassuna, é recorde de vendas da Umbro no Leão, considerando as comercializações realizadas pela Cazá do Sport, loja oficial do Clube.

Na primeira semana, dos dias 4 a 11 de agosto, foram registradas quase o dobro de vendas em relação ao lançamento de qualquer outro uniforme do Clube com a Umbro, seja número um, dois ou três, entre camisas masculinas, femininas e juvenis. O vice-presidente de marketing do Clube, Eduardo Arruda, comemorou os números atingidos.

“Ficamos muito felizes com o quantitativo vendido porque foi um uniforme feito com muito zelo, fruto de um trabalho árduo entre Clube, Umbro e família de Ariano, refinado para que atingisse o patamar que ele alcançou: uma camisa de simbolismo imenso, rica em detalhes e harmonia”, iniciou.

“E uma camisa feita nas cores do Sport, que o torcedor gosta e se identifica, plenamente apta a ser utilizada na Ilha do Retiro. Acredito que o timing que escolhemos, na véspera do Dia dos Pais, também contribuiu para isso. Então foi uma comunhão de fatores, em partes previstos, que culminou nesse sucesso de vendas”, acrescentou Eduardo Arruda.

O novo terceiro uniforme do Clube pode ser adquirido nas lojas Cazá do Sport, físicas e site oficial, além da Umbro.

O uniforme

A reverência a Ariano Suassuna, lendário escritor, dramaturgo, filósofo, artista plástico e icônico torcedor do Leão, parte do traje ‘Sport Fino’, clássica vestimenta dele composta por um casaco preto e uma camisa vermelha em, claro, alusão às cores do Clube.

Baseada no preto, como o casaco de Suassuna, e com uma faixa central vermelha na vertical, a nova camisa do Leão também resgata o dom artístico do seu homenageado. Mas vai ainda além e conta com pictogramas característicos das obras do autor espalhadas pelo manto, que exaltam tanto o seu estilo próprio como a cultura nordestina – e do Leão.

As fontes escolhidas para as numerações e nomes nas costas também contam com tal inspiração literária, e remete-se diretamente à estética criada pelo imortal da Academia Brasileira de Letras responsável por obras-primas como “Auto da Compadecida”, “O Santo e a Porca”, “A Pedra do Reino”, dentre vários outros.

Para deixar a camisa ainda mais especial, uma etiqueta estilizada como um livro traz Ariano Suassuna na capa junto à célebre e certeira frase “Felicidade é torcer pelo Sport”, sua assinatura e seu ano de nascimento ao lado do símbolo do infinito. A icônica frase, apenas uma de suas muitas declarações de amor ao Sport, também aparece na parte interna da gola, que é em estilo polo.

Ariano Suassuna e o Sport

Apesar de ter nascido na Paraíba, em 1927, foi no Recife que Ariano Suassuna fincou raízes, chegando aos 15 anos de idade para estudar. Formou-se em Direito, em Filosofia e em Sport Club do Recife. Viu que a vida tem de belo a oferecer e fez do Leão uma razão para viver. Um eterno símbolo de orgulho que levava consigo a todos os cantos. Sempre de preto e vermelho, sempre com muitos encantos. Daí vem um pouco da inspiração para este novo manto.