Mais de novas 40 marcas trazidas para dentro do Clube, contratos que atenderam modalidades dos esportes olímpicos, futebol feminino, além de expansão recorde das lojas oficiais e nos Consulados do Leão por todo o planeta. Confira na prestação de contas  das ações realizadas pelo Departamento de Marketing do Leão.

O ano era 2019, e começava da pior maneira possível para o Departamento. Sem orçamento e com déficit escancarado no mercado, o Sport teria muita dificuldade em negociar com marcas e empresas para o biênio que se iniciava. Mas, mesmo com equipe reduzida (por conta das dívidas acumuladas em outras gestões, Sport precisou diminuir drasticamente sua folha salarial), Departamento de Marketing obteve um dos melhores resultados dos últimos anos e conseguiu manter a marca Sport Club do Recife ainda mais forte e valorizada, não apenas no mercado do futebol, mas também em várias outras vertentes.

Segundo um levantamento feito pelo Departamento, entre 2019 e 2020, mais de 40 contratos foram assinados entre parceiros e patrocinadores com o Sport Club do Recife. Para se ter ideia do tamanho do feito, esse número significa dizer que um patrocinador/parceiro entrou no Sport a cada 16 dias. São quase duas novas marcas procuradas, interessadas e trazidas para agregar valor ao Clube em cada mês, durante dois anos.

Em 2019, outra ação que muito positivamente atingiu nosso torcedor foi no caso da troca da fornecedora do material esportivo. A fornecedora em atividade, em contrato, detinha metas consideradas inatingíveis para a realidade rubro-negra. Além disso, a marca já não encontrava uma unanimidade entre nossa torcida, que já se mostrava incomodada com a entrega da empresa. Diante disso, departamento caiu no mercado e buscou novos contatos e fornecedores. Depois de avaliar muitas marcas, Sport chegou à parceria com a Umbro, uma das fornecedoras de material esportivo mais antigas e conceituadas do mundo. Anúncio da nova marca foi um grande sucesso de exposição para o Leão, de forma local, nacional e até mesmo fora do Brasil. De fato, um grande legado deixado pelo departamento de marketing rubro-negro.

Com receita zero, o Departamento contou com três pilares de atuação: Busca por novos contatos, nunca antes contactados por um clube de futebol; Valorização da marca no mercado digital, nesse processo o Clube realizou negócios na forma de parceria digital, através das redes sociais do Clube, que nessa gestão, cresceram cerca de 250%. Para se ter ideia, o Sport não utilizava as interações digitais entre marcas, através das redes sociais. Um exemplo de caso que deu certo nesse modelo, foi o lançamento das camisas oficiais do Leão, a interação entre a Umbro e o Sport resultou em cerca de 30 mil visualizações, apenas de uma postagem. E o último pilar: Captação e valorização de sócios.

 – NOVOS PLANOS E NOVOS SÓCIOS – Novos planos de sócios criados para atender ainda mais a várias faixas etárias e de renda, planos a partir de R$10:

SÓCIO NAÇÃO – Plano com mensalidade de R$10, pensado exclusivamente para atender nossos sócios com menor poder aquisitivo

SÓCIO ILHA – Voltado para rubro-negros apaixonados que moram fora do estado de Pernambuco e até mesmo fora do Brasil

SÓCIO JUVENIL – Jovens que tem divergências futebolísticas dentro de casa, pais e mães que não torcem para o Leão, por exemplo. Hoje, esses jovens podem ter sua independência e se tornarem sócios do Sport, através do Sócio Juvenil

SÓCIO PRATA – Visando fechar uma lacuna de valor que existia entre os sócios preto e vermelho. Além disso, utilizar uma região do estádio que por vezes ficaria subutilizada: As cadeiras de ampliação

Criação do Season Tickets – Pela primeira vez na história, torcedor teve a oportunidade de comprar ingressos para jogos na Ilha durante toda a temporada (2019). Em 2020 não foi possível por conta da pandemia.

LICENCIADOS – Contatos com fabricantes de vários produtos alusivos ao Leão, com o objetivo de licenciado. Novos produtos licenciados são de extrema importância para o Clube, além de combater a pirataria. Atualmente, o Clube tem, em seus produtos licenciados, vestuário (camisas, bonés, camisas UV, toalhas), brindes (capas para celular, chaveiros, canetas, baterias portáteis), maquinetas, pulseiras, relógios, miniestádios, cosméticos, entre outros.

 – FUZARKINHA – O Leão agora tem sua própria máquina de cartões de crédito e débito oficial, batizada de “Fuzarkinha”. O Sport vai ganhar um percentual sobre todas as transações realizadas na máquina rubro-negra.

 – ILHA DE VANTAGENS – Proporciona ao sócio uma série de benefícios como descontos e pacotes especiais para sócios do Clube. Essa rede de parceiros é formada por empresas de renome e experiência no mercado e, ao se associar ao Sport, o torcedor vai poder contar com vantagens exclusivas. São descontos em instituições de ensino, como escolas de idiomas, e universidades, empresas de seguros, contabilidade, lavanderias, óticas, bares e restaurantes. Para ter acesso à Ilha de Vantagens é muito simples, a própria carteira de sócio do Clube já é o passaporte para embarcar na rede de facilidades em ser sócio do Sport. Hoje, o Sport tem acordo com mais de 40 convênios em várias áreas.

TORCIDÔMETRO – campanha que a cada 5 mil ingressos vendidos, o valor da cerveja no estádio diminuía R$1 real. Ação foi sucesso de público e crítica e voltou a lotar a Ilha do Retiro, o que foi fundamental para a arrancada da equipe rumo ao acesso, em 2019.

– E-SPORTS / COPA GEEK GAMER – Leão entrou no universo dos e-Sports, que são jogos de videogame. Primeira copa Geek Gamer foi um grande sucesso de público e repercussão local e nacional (2019). Além disso, o Sport hoje conta equipes fixas nos jogos de League of Legends, Pro Evolution Soccer e Free Fire. Estamos negociando Valorant, Fortnite e Call of Duty, com elenco próprio e perfil nas redes sociais, que hoje conta com mais de 20 mil seguidores, juntando Twitter e Instagram.

LOJAS CAZÁ EM PLENA EXPANSÃO – Em 2019, Sport tinha uma única loja oficial, localizada na Ilha do Retiro, hoje, o Leão conta com seis lojas e está presente nos grandes shoppings do Recife e Região Metropolitana. Além de uma gama enorme de produtos licenciados do Leão, Lojas Cazá do Sport conta com ponto de atendimento ao sócio, o que facilitou a adesão de ainda mais sócios para o Clube.

Confira aqui uma apresentação das ações do departamento de marketing do Sport no biênio 2019/2020.