O analista de desempenho do Sport, Thiago Alves, está aproveitando o período das férias para se capacitar ainda mais. Nesta sexta-feira (7), ele se formou no curso de treinadores da AFA (Federação Argentina de Futebol), após uma semana de aula presencial em Buenos Aires, na Argentina.

Ao todo, foram dois anos de aprendizados, numa capacitação que envolve da categoria de base ao profissional. “É fundamental se manter atualizado e foi por isso que queria conhecer outra cultura futebolística. O curso foi enriquecedor, principalmente por tratarem além de conteúdos táticos e técnicos, como de neurociências e estudos aplicados ao comportamento humano. Essa troca de experiência se torna fundamental para a construção da nossa formação”, disse Alves.

Renomado e obrigatório na Argentina, o curso da AFA já formou nomes como Diego Simeone (Atlético de Madri), Mauricio Pochettino (Tottenham), Jorge Sampaoli (ex-seleção do Chile e Argentina) e José Pekerman (ex-seleção colombiana). Nesta edição, Thiago Alves esteve ao lado de personalidades como os uruguaios Loco Abreu e Diego Forlán.

Com passagens nas seleções de base, Thiago participou também do projeto de observação da Copa do Mundo da Rússia, ao lado do xará Thiago Duarte, auxiliando a comissão técnica de Tite. Entre as matérias do curso, estão técnica e treinamento, tática e estratégia, preparação física, condução de times, psiciologia, medicina esportiva, prática de ensino e neurociência. Com o diploma em mãos, o técnico pode trabalhar em qualquer país vinculado à Fifa.