O analista de desempenho do Sport Thiago Duarte irá se ausentar do Clube por uma semana. Mas calma, será por um bom motivo! Dando continuidade ao trabalho de avaliação da seleção da Sérvia, adversária do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo deste ano, Duarte irá até a Europa a pedido da CBF para acompanhar dois amistosos dos sérvios.

A análise da Sérvia vem sendo feita em parceria com Tiago Alves, também analista de desempenho do Sport, desde o fim do ano passado.

Duarte segue viagem nesta quinta-feira (22) para observar de perto os jogos contra Marrocos e Nigéria, em Turim e Londres, respectivamente. “Como um dos principais objetivos da análise é a detecção de características do adversário, a avaliação ‘in loco’ é fundamental. Por isso, a CBF nos convidou para ir à Europa”, destacou Thiago Duarte.

Salientando que o trabalho de observação dos jogos da Sérvia vem sendo feito em conjunto pelos leoninos desde o ano passado, Duarte agradeceu o apoiou que está recebendo do companheiro Hugo Leonardo, que selecionado do curso de Análise de Desempenho da CBF. Ele explicou ainda um pouco de como são repassadas as informações ao técnico Tite e à comissão técnica canarinho, com características coletivas da equipe adversária e individuais dos atletas.

“Temos duas formas de expor: uma mais quantitativa, referente a números, e outra mais qualitativa, com imagens. A parte visual contém edições de jogos, análises, no qual a gente tenta demonstrar o comportamento da equipe. Já mandamos e vamos mandar mais informações, com o objetivo de que a comissão técnica utilize-as da melhor forma possível”, afirmou.

Por fim, o analista de desempenho do Leão reforçou a importância do trabalho junto à Seleção Brasileira. “É importante para o Clube e não só para nós profissionais. Porque, além da nossa tarefa de ajudar ao máximo a seleção nacional, estaremos representando a nossa instituição, que é o Sport Club do Recife”, falou.

SORTEIO

Em uma iniciativa inovadora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) propôs e foi atendida para contar com a ajuda dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para analisarem os possíveis adversários brasileiros na Copa do Mundo da Rússia, que terá início em junho deste ano.

Por meio de um sorteio, ficou definido que o Sport ficaria com a seleção da Sérvia, que pouco tempo depois acabou ficando no mesmo grupo do Brasil.