O técnico Milton Cruz foi apresentado oficialmente à imprensa, na tarde desta quinta-feira (3), no CT José de Andrade Médicis, quando teve o primeiro contato com o elenco do Sport, na reapresentação da equipe visando a temporada 2019.

Experiente, de 61 anos, o novo comandante rubro-negro tem longa passagem pelo São Paulo, onde por 23 anos foi auxiliar e assumiu a equipe por diversas oportunidades, conquistando vários títulos. Recentemente, ele dirigiu Figueirense e Náutico. No clube catarinense, foi campeão estadual em 2018 e permaneceu por mais de uma temporada, em 68 jogos.

Como atleta, além do tricolor paulista, Milton Cruz defendeu o próprio Leão da Ilha do Retiro, em 1985 e 1986, e por isso o seu retorno se torna ainda mais especial. Com ele, chegam ao Clube o auxiliar Ivan Izzo e o preparador físico José Mário.

“Estou aqui para apresentar uma comissão técnica que na verdade dispensa apresentações e que está encarando um desafio do mesmo tamanho que o presidente assumiu. Eles estão com a mesma vontade, gana, de fazer o Sport retornar à posição da qual não devia ter saído, na elite do futebol nacional”, disse o vice-presidente do Clube, Carlos Frederico.

“O Milton é um profundo conhecedor do futebol brasileiro, sobretudo na base, onde o Sport tem vocação e precisa voltar a ter um trabalho muito forte para formar atletas. Desejo muito sucesso a ele e que a torcida o receba de braços abertos”, emendou.

Confira, em tópicos, as declarações do treinador leonino:

DESAFIO

Acho que sempre fui movido a desafios. No São Paulo nos momentos mais difíceis assumi a equipe. Cheguei no Figueirense era o 19º colocado, falaram que eu era louco de assumir, mas a gente confia no nosso trabalho, no Zé Mario e Ivan Izzo, que estão comigo há tempos. Vamos para mais um desafio. Recebi o convite do presidente, e outros em seguida, mas como sou um homem de palavra acabei vindo para o Sport, onde estou muito feliz, tenho grandes amigos. Acredito muito no trabalho e na diretoria para que a gente possa levar o Sport aonde deve estar e merece. O Sport sempre montou grandes equipes. Espero que a torcida tenha um pouco de paciência no começo, porque vamos fazer uma montagem, é um time novo. Junto com jogadores jovens que estão no clube e que estão para vir.

BASE

Realmente eu me especializei em montar equipes no São Paulo, junto com os treinadores. Mas muitas vezes eu tomava as rédeas para contratar jogadores. Sempre observei bastante. No próprio Figueirense montamos a equipe e fomos campeões. Acho que estamos atrasados para essa montagem de elenco, mas temos que ter pés no chão, não fazer loucura.

RESPONSABILIDADE

Sei da cobrança que vou ter, mas a gente tem que ter os pés no chão e buscar sempre o melhor para o Sport, esse foi o objetivo, sempre honrei a camisa. Não temos prazo para finalizar o elenco. Teve a eleição e atrapalhou um pouco. É difícil montar o time em cima da hora, mas a gente vai tentar fazer o time que a gente quer, gosta. A torcida gosta de um time que joga para frente e a gente também. Vamos tentar montar um time forte para que a gente possa conseguir os objetivos, buscar peças que a gente acha que serão necessárias para buscar vitórias.

PRIORIDADE NA FORMAÇÃO DO ELENCO

O Sport perdeu grandes jogadores como Jair, Marcão, Marlone, Gabriel, Michel Bastos, entre outros. São jogadores que têm uma qualidade grande e por isso o meio-campo hoje acho que é prioridade na montagem do elenco. Estamos buscando nomes para suprir essas ausências. Ficaram jogadores de qualidade também, mas vamos buscar em outras posições para reforçar a equipe.

CARREIRA COMO JOGADOR DO SPORT

Minha passagem aqui foi muito bacana. Eu estava para ir para o Porto de Portugal, já estava acertado quando me ligou o Roberto Márcio, presidente da época, e falei que estava com a viagem marcada para Portugal. Acabei vindo para cá e me convenceram a ficar. Fui muito feliz, tenho grandes amigos. Já me ligaram bastante me parabenizando e estou feliz de voltar ao Recife. Nosso time era muito bom. Tinha Leão, Joãozinho, Luis Carlos, e tantos outros.  Jogar na Ilha era gostoso demais.

ESTREIA DO LEÃO NO ESTADUAL

Estamos tentando ficar com o máximo de jogadores possível para ficar com uma boa base, como o Prata, o Ronaldo, o Sander. Vamos tentar colocar os jogadores que ficaram no Clube para começar o campeonato com o pé direito. Como sempre digo, vitória chama vitória. Espero que a gente faça um bom jogo contra o Flamengo de Arcoverde e que a torcida possa ter paciência e nos apoiar para uma vitória.