O Departamento Médico do Sport tem motivos para comemorar nessa pausa do Brasileirão para a Copa do Mundo. É que, de acordo com levantamento do portal GloboEsporte.com, o Leão é o único clube da Série A que não tem atletas lesionados no momento. Para o diretor médico rubro-negro, Cléber Maciel, isso é fruto dos investimentos feitos ao longo dos últimos anos em um trabalho multidisciplinar, focado primeiramente na prevenção.

“Isso se deve a um trabalho multidisciplinar e completamente desprovido de vaidades. Esse projeto iniciou em 2015, com a reformulação da parte física do Departamento Médico do Sport. Sabemos que hoje em dia, no esporte de alto rendimento, o maquinário também é importante. Ele faz parte de um processo. Melhoramos a fisioterapia, melhoramos a fisiologia, melhoramos o que já era bom da parte médica”, explicou Cléber Maciel.

O Sport vem levando muito a sério o ditado que diz que “prevenir é melhor que remediar”. Por isso, investe pesado no Núcleo de Excelência, Prevenção e Reabilitação no Esporte (NEPRE), que funciona em seu Centro de Treinamento. O NEPRE integra cinco áreas no trabalho de prevenção de lesões: Departamento Médico, Fisioterapia, Fisiologia, Nutrição e Preparação Física. Entre os equipamentos do centro, destaque para os aparelhos isocinético e recovery, o laboratório de biomecânica, a academia de musculação, o estúdio de pilates e a piscina de crioterapia.

“É um trabalho onde temos a fisioterapia muito atuante no recovery dos atletas, com estúdio de pilates, com piscina de crioterapia; a fisiologia trabalhando com isocinético, com termografia, com a máquina de CK, que avalia dados importantes para a gente. Temos a preparação física em campo e um preparador auxiliar na academia fazendo trabalhos individualizados. E o corpo médico do Clube auxiliando. O nosso foco é na prevenção. Na medida do possível, afinal sabemos que as lesões são inerentes à prática esportiva, o foco é evita-las”, disse o diretor médico do Leão.

“Essa matéria (do GloboEsporte.com) vem coroar um trabalho longo. Esperamos que assim continue e permaneça. O que podemos garantir à torcida rubro-negra é que não faltarão dedicação e afinco a todos que fazem parte do DM, com o suporte da presidência do Clube. Vamos continuar com esse trabalho, evoluindo cada vez mais”, finalizou.