O domingo (27) foi de entrega de certificados para os alunos do Primeiro Simpósio Científico de Futebol Sport Club do Recife. Mas antes de pegarem o documento da conclusão do simpósio, os presentes no Auditório do Conselho da Ilha foram contemplados com mais palestras de excelente nível, iniciadas pelo fisioterapeuta Ernesto Baroni, abordando os novos desafios da fisioterapia no futebol atual, cada vez mais corrido e intenso.

Depois, o Professor André Fornazeiro, que ministrou sobre controle de cargas no futebol e seus cenários atuais. Além de aspectos técnicos, Fornazeiro também falou sobre o uso da linguagem dentro da área, que precisa ser ao máximo concisa para o entendimento dos atletas e da comissão.

Executivo de futebol do Leão, fazendo um silencioso porém excelente trabalho internamente, Lucas Drubscky explicou todos os processos na vida de um diretor executivo. A integração aos outros departamentos, os cuidados tomados com a parte jurídica, numa profissão e setor que vai bastante além de contratar jogadores.

Muito aguardadas, as palestras dos técnicos Jair Ventura e Guto Ferreira encerraram, sequencialmente, o simpósio. Técnico com passagem por grandes clubes, Jair falou brevemente de sua trajetória e depois explicou todas as fases de uma partida. Didático, ele mostrou várias vezes lances que foram trabalhados pelas equipes que treinou.

Se Jair falou das fases do jogo, Guto Ferreira as usou para exemplificar a necessidade de montar um elenco em sintonia a elas. Falando sobre montagem de times, o técnico rubro-negro deu exemplos, alguns usando os próprios atletas do Sport e a forma que o Leão teve êxito nas escolhas em 2019. Ele também apresentou vídeos apresentando maneiras comportamentais e táticas usadas na atual Serie B, onde seu time é o atual vice-líder e o que menos perdeu, além de ter conquistado o título do Pernambucano.

“Acredito numa situação de multiplicação de conhecimento. Só tem uma maneira de evoluir e esta é passando o conhecimento para frente, o conhecimento não é meu, é do povo. Eu passo minhas experiência, eles a deles e nessa troca todos crescem”, expressou o comandante rubro-negro sobre o simpósio, enquanto era tietado por várias pessoas após o fim do evento.