Mariano Soso é o novo treinador do Leão. Argentino de 42 anos, ele estava no Melgar, do Peru, onde executou grande trabalho. O profissional firmou vínculo junto ao Sport até o término da temporada de 2024 e chega ao Recife nesta quinta-feira (07).

O treinador está dentro do perfil que o comitê gestor de futebol entende como adequado para o comando técnico rubro-negro, com características como proposição de jogo, agressividade e atenção às categorias de base. Ele também já está em contato com o departamento para definir questões relativas ao planejamento de 2024.

O mais recente trabalho de Mariano Soso foi no Melgar, do Peru, onde terminou em segundo lugar e levou o time à pré-Libertadores com uma grande arrancada – foram 38 partidas, com 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas.

O currículo dele ainda conta com equipes como o Sporting Cristal, do Peru, onde foi campeão da liga nacional, San Lorenzo e Defensa y Justicia, da Argentina, e Emelec, do Equador. Confira abaixo mais detalhes da carreira do comandante.

Início como assistente

Natural de Rosário, Mariano Soso iniciou a trajetória no futebol em 2004 como auxiliar técnico do Estudiantes, da Argentina, cargo que exerceu ainda no Atlas, do México, Libertad, Cerro Porteño e Nacional, do Paraguai, além do Unión Temuco, do Chile, e Sporting Cristal, do Peru.

Foi no Peru, aliás, que ele começou a carreira como treinador, no Real Garcilaso. Depois passou pelo Sporting Cristal, também do Peru; Emelec, do Equador; Defensa y Justicia e San Lorenzo, da Argentina; O’Higgins, do Chile, e, por fim, Melgar, do Peru.

Foto: Divulgação/ Melgar