O discurso de “pés no chão” é unanimidade entre diretoria, comissão técnica e jogadores na Ilha do Retiro. No entanto, não há como negar que os números apresentados pelo Sport até o momento na Série B dão motivos de sobra para a torcida leonina se sentir bastante confiante no acesso e na ainda viva luta pelo título da competição.

Além de ser o time com menos derrotas no campeonato, apenas três em 29 jogos, o Leão lidera o segundo turno com 70% de aproveitamento (somou 21 dos 30 pontos possíveis). De acordo com o tradicional site de estatísticas Footstats, a campanha da equipe do técnico Guto Ferreira atuando como mandante (quarto melhor) e visitante (terceiro) já entrou para a história.

Desde a era dos pontos corridos, iniciada em 2003, 23 times conseguiram o recorde de atingir o G4 tanto dentro como fora de casa. Desses, todos conquistaram o acesso e 12 a taça nacional. O equilibrío do time rubro-negro também pode ser visto especificamente nas partes ofensiva e defensiva da equipe.

O maior clube do Nordeste tem o segundo melhor ataque, com 42 gols marcados, e a quarta melhor defesa, com 26 sofridos. Entre os destaques individuais, Hernane (13) e Guilherme (12) dividem a artilharia da competição, enquanto o volante Charles é o que mais desarma (81) e Mailson o líder em defesas difíceis (28).

Confira mais alguns dados da campanha do Sport cedidos pelo Footstats:
1º colocado em eficiência ofensiva (3,4 finalizações certas para marcar um gol)
2º em eficiência defensiva (5,3 finalizações certas para sofrer um gol)
1º em gols coletivos (79% gols com assistências)
2º em finalizações certas (5 finalizações certas por jogo)
1º em acerto na finalização (39% acerto na finaliazção)
1º em desarmes (18 por jogo)
2º em bloqueios de finalização (3 por jogo)
3º em interceptações (3,1 por jogo)