O Sport enfrenta o Criciúma, pela 15ª rodada da Série B, com o objetivo de retornar ao G4, às 16h deste domingo (11), em Santa Catarina. A quatro pontos do líder Bragantino, com 23, o Leão soma a mesma pontuação do quarto colocado da competição. Apesar da insatisfação geral pelos empates e do sentimento de que poderia ser melhor, pode-se dizer que o time rubro-negro faz uma campanha no mínimo segura. E os números não deixam mentir.

A equipe do técnico Guto Ferreira é a que menos perdeu no campeonato. Foi apenas uma derrota, contra o Operário, em Ponta Grossa, em um jogo altamente atípico e polêmico num gramado impraticável. Além disso, o Clube da Praça da Bandeira tem o segundo melhor ataque da Série B, com 18 gols (um a menos que o líder Bragantino), e a quinta defesa menos vazada, com 13.

O Maior do Nordeste é ainda o time com mais desarmes, o quarto com mais interceptações, o quinto com mais finalizações, e o terceiro no quesito posse de bola. Números coletivos que foram conquistados com a ajuda de valores individuais, já que alguns jogadores do elenco lideram os scouts de atletas da competição.

Como são os casos de Charles, volante com mais roubadas de bola do torneio, com 51 desarmes, e Mailson, o goleiro com mais defesas difíceis, com 15. O mesmo acontece com o trio de ataque leonino. Hernane é vice-artilheiro, com sete gols, responsável inclusive por 50% dos tentos do Sport já que soma mais duas assistências.

O mesmo acontece com Guilherme, um dos artilheiros com cinco gols e quatro assistências, participando também de nove dos 18 gols da equipe. O camisa 11 é ainda um dos que mais finaliza do campeonato, e líder de passes para gol ao lado do seu companheiro Ezequiel, que também é o quinto jogador com o maior número de dribles do campeonato.

“Nosso momento não é ótimo, mas também não é ruim. É bom. Nossa equipe é a que menos perdeu no campeonato. Não trago pressão desnecessária para nós. Quem acompanha nossos treinos vê que Guto vem fazendo um grande trabalho e tem gostado do nosso trabalho também. É manter a cabeça no lugar, trabalhar com alegria que o resultado vai vir e vamos embalar as vitórias”, contou Guilherme.

“Estou muito feliz em ser o jogador que mais desarma na Série B. É uma estatística importante ainda mais para mim que sou volante. É seguir trabalhando porque vem muita coisa pela frente. O Sport tem uma camisa pesada e que tem muita pressão. Mas é administrar da melhor forma para que as vitórias apareçam e a gente se mantenha entre os primeiros que é o nosso objetivo”, disse Charles.

Caso vença o Criciúma, o time da Ilha do Retiro poderá terminar a rodada até na vice-liderança caso Botafogo/SP (enfrenta o Bragantino/SP, fora), Coritiba (Figueirense, em casa) e Paraná (Vitória/BA, fora) não vençam seus jogos. Os três pontos, no entanto, já devem garantir o retorno ao grupo dos classificáveis à elite do futebol nacional.

Informações obtidas até a 14ª rodada da Série B de acordo com o Footstats

DEFESA
Quinta melhor defesa
Time com mais desarmes
Quarta equipe com mais interceptações

ATAQUE
Segundo melhor ataque (um gol a menos que o líder)
Quinto que mais finaliza

GERAL
A quatro pontos do líder e mesma pontuação do 4º colocado
Time que menos perdeu (única derrota foi num jogo totalmente atípico e polêmico)
Terceiro time com mais posse de bola

INDIVIDUAIS
Charles é o volante que mais desarma
Mailson o goleiro com mais defesas difíceis
Hernane vice-artilheiro, com sete gols, e duas assistências. Responsável por 50% dos gols do Sport
Guilherme um dos artilheiros e líder de assistências (empatado com Ezequiel e mais alguns jogadores).
Ezequiel líder de assistências e quinto jogador com mais dribles do campeonato