O ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro, recebe treinamentos das seleções para a Copa América de Basquete, que ocorre no início de setembro, no Recife. A primeira movimentação no complexo esportivo do Sport ocorreu na tarde desta terça-feira (30), com a equipe do Canadá.

As atividades, que acontecem sem presença da torcida, irão ocorrer em todos os nove dias de competição. Nesta quarta (31), fizeram movimentações pela manhã as seleções do Brasil e Estados Unidos, além das Ilhas Virgens. Uruguai, Colômbia e Venezuela também realizam treinamento no ginásio durante o dia.

Por conta do histórico de boas participações em importantes competições da modalidade, além do patrimônio que o Sport dispõe, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Comitê Organizador da Copa América (Fiba) fizeram contatos acerca da utilização do complexo junto ao Clube, que prontamente atendeu.

“O Sport é conhecido pelas campanhas em torneios nacionais de basquete tanto nas categorias de base, quanto no adulto, a exemplo da Liga de Basquete Feminino (LBF). E as federações têm ciência do complexo esportivo que a gente conta, são diversas quadras (em toda a Ilha). E partiu daí a vinda das seleções para cá, pelo histórico na modalidade, pela nossa estrutura”, disse o diretor de esportes olímpicos do Leão, Nathan Figueiredo.

Em contrapartida da disponibilização do ginásio, serão realizadas melhorias no equipamento – algo natural nesse tipo de parceria -, a exemplo das reformas do banheiro masculino e feminino, em iniciativa viabilizada conjuntamente pelas vice-presidências de esportes olímpicos e patrimonial.

“Virou uma parceria em que as duas partes ganham: de um lado a Fiba e a CBB contam com a estrutura e a segurança do Clube, enfim, tudo o que o Sport dispõe. E do outro lado para o Clube vai ser muito bom receber as seleções, o Brasil, na nossa casa”, completou Nathan.

O vice-presidente patrimonial do Sport, Fortunato Russo Neto, também abordou o assunto e destacou o reconhecimento da estrutura da Ilha, que passa por processo de modernização e revitalização. Recentemente, o Clube reabriu o parque aquático e tem outras obras em andamento, o que contribuiu para uma valorização de 73% em todo o complexo do Leão.

“Foi uma oportunidade trazida pela vice-presidência de esportes olímpicos com a gerência de basquete do Sport, que conseguiram junto à CBB e Fiba a utilização da Ilha do Retiro, pelo espaço, pela quadra, pela segurança que o Clube apresenta, enfim, por toda a comodidade, o Clube foi escolhido para receber as seleções desse torneio”, iniciou.

“Então é importantíssimo para o Sport mostrar, realmente, a importância do Clube no cenário olímpico, a estrutura patrimonial ter essa capacidade de receber todas essas seleções. Também é uma oportunidade, dentro do trabalho de administração de Yuri Romão, focado na revitalização do patrimônio, de negociar reformas que o ginásio já precisava, em parceria pela cessão do espaço. Claro que precisamos fazer mais coisas, mas é um começo”, completou Fortunato.

A Copa América de Basquete ocorre do dia 2 a 11 de setembro e será disputada no ginásio Geraldão. A competição é classificatória para o Pan-americano de 2023, em Santiago. O Brasil integra o grupo A, ao lado do Uruguai, Colômbia e Canadá.

“Nos sentimos muito felizes e bem sempre que viemos para cá, somos recebidos com muita festa. Acho que todos valorizam a seleção brasileira, temos nos preparado bem para a Copa América. E aqui a gente realmente se sente em casa”, afirmou o técnico da seleção brasileira, Gustavo de Conti.