Os Leões da Base tiveram um grande final de participação no Campeonato Brasileiro Sub-17. Na ensolarada tarde cearense, o time rubro-negro viveu 90 minutos de muita emoção e no final venceu o Fortaleza pelo o placar de 4 a 3. Isso após ter visto o adversário abrir 3 a 1 de vantagem, já em uma fase não tão inicial do duelo. Frenético, o jogo que aconteceu neste sábado (3), no CT Ribamar Bezerra, encerrou a participação dos dois nordestinos no Nacional da Categoria. Para o Leão, marcaram em ordem: os atacantes Francisco, Ezequiel e Thiago Lacerda e o meio-campista Brenno, atleta 2005, que fez seu primeiro depois de ter subido do Sub-15.
Diante de um forte sol, a partida começou com muita dor de cabeça para o técnico Sued Lima, que precisou alterar o time três vezes antes dos 15 minutos do primeiro tempo. Machucados, Daniel Cruz e Cícero tiveram que abandonar a partida para as entradas de Thiago Lacerda e Luan, que se machucaria dois minutos após e daria lugar a João Victor. Apesar de todo o contexto desfavorável, a equipe dava boa resposta e controlava as ações do jogo. Algo, no entanto, apagado, com pênalti favorável e convertido pelos cearenses, já em cima do apito para o intervalo.
Bem mais ligado, o segundo tempo começou com o Sport reagindo e empatando. Em jogada muito rápida, Francisco recebeu, invadiu a área e bateu cruzado para empatar. Tudo igual apenas por três minutos. Na mesma moeda da velocidade, o time cearense fez 2×1. Baque dado, baque sentido, com novo gol adversário cinco minutos depois. Parecia que o duelo já tinha seu vencedor definido, mas os Leões da Base foram valentes. Em jogada bem trabalhada pelo lado direito, Ezequiel recebeu a bola voltando e bateu firme, forte, descontando aos 19 da etapa complementar.
Descontar precocemente após ter levado o terceiro tento fez os jogadores rubro-negros ganharem confiança. Com maior imposição e tomando conta das segundas bolas, o empate parecia questão de tempo até enfim acontecer. Dessa vez, pênalti dado e convertido para o Sport. Thiago Lacerda, com calma, foi o autor. Atleta trazido como destaque da região, quando atuava no CRB, ele fez o seu primeiro gol com a camisa leonina. O melhor estava guardado para o final. Em jogada curta da dupla de volantes, o capitão David rolou para Brenno. Ele deu dois passos frontais com a bola e emendou, de longe, na gaveta! Virada do Sport e golaço que acabou simbolizando a boa qualidade do duelo e das duas equipes.
Final da participação no Campeonato Brasileiro Sub-17, o Leão encerrou na oitava posição do Grupo B, com sete pontos conquistados. Tendo marcado quatro vezes em nove jogos, o meia-atacante Daniel Cruz foi o artilheiro do time na competição. Ainda nesta temporada, o elenco do sub-17 disputará a Copa do Brasil e o Campeonato Estadual. Buscando campanha ainda melhor que as quartas de finais de 2020 na primeira e a conquista do tricampeonato seguido, na segunda.