A tabela básica do Campeonato Brasileiro sub-17 foi anunciada pela CBF. Em uma competição que reúne a maioria dos principais clubes do país, o Leão está na chave A com um grupo pesado, que conta com América Mineiro, Chapecoense, Botafogo, Bahia, Atlético Mineiro, Grêmio, Vasco, Palmeiras e Corinthians. Nesse primeiro chaveamento de dez equipes, as quatro primeiras passarão à fase quartas de finais.

Os Leões da Base, conforme divulgado previamente, devem fazer uma estreia já bem difícil diante do Vasco, no Rio de Janeiro, dia 11 de março, uma quarta-feira. Em seguida, encarará o Grêmio, aqui no Recife, sete dias depois. As datas ainda poderão ser modificadas (um dia antes ou um depois) e os Estádios serão brevemente definidos, da mesma forma.

Campeão pernambucano e com boa participação no Brasileiro do ano passado, onde perdeu apenas três vezes dos nove jogos que disputou e por pouco não foi ao mata-mata, o time sub-17 leonino passará por alguma transformação, já que certas peças-chaves que tiveram destaque em 2019 já fizeram a transição para o sub-20. Casos do lateral-direito Rafael, do volante Ítalo, dos meias-atacantes Júlio César e Gustavo e do zagueiro Pedro Lucas. Alguns, inclusive, que também já treinam e são relacionados por Guto Ferreira no profissional.

Técnico do time sub-17, Sued Lima planeja a preparação diariamente. Hoje em recesso, a categoria volta aos treinos no dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira. Será dado o start nos treinos visando o Brasileiro e ao mesmo tempo avaliações que mirarão novas chegadas ao elenco. Numa integração técnica entre comissão e diretoria de base. Sobre o sorteio e a competição, o comandante do Leão admitiu a dificuldade, mas visa crescimento coletivo com ela.

“É uma competição muito forte. Se for analisar as duas chaves percebe-se a competitividade, jogos difíceis para todo mundo. No nosso grupo teremos adversários de tradição, com muito investimento em categoria de base. Mas isso é bom, o Sport é grande e vai vivenciar confrontos com equipes da mesma grandeza. Isso engrandece a base, os nossos atletas. Espero que possamos fazer um campeonato bem proveitoso, para ter um aproveitamento nas categorias superiores, como no ano passado”.