Momento de decisão na base! Neste sábado [13], as equipes Sub-13, Sub-15 e Sub-17 começarão a disputar as partidas de ida das semifinais válidas pelos seus respectivos Estaduais. O Sub-13 terá o Íbis pela frente, enquanto tanto o Sub-15 quanto o Sub-17 enfrentarão o Retrô. Curiosamente, todos os jogos serão em Aldeia, casa do adversário das últimas duas categorias citadas. A diferença é que no caso do Sub-13, o duelo contra o Pássaro Preto será no CT 01, localizado na mesma região, mas em outra área e estrutura do Clube de Camaragibe.
Sub-15 vai começar o dia
A primeira categoria a entrar em campo será a Sub-15. Logo pela manhã, às 10h, o time, líder da primeira fase, terá pela frente a reedição da última final do Pernambucano de atletas até 15 anos. Durante a semana, o elenco chegou a disputar a tradicional Copa Carpina, atuando diante de uma faixa etária dois anos mais velha, mas a prioridade sempre foi clara: focar nas semifinais contra o Retrô.
Por isso, o técnico Luan Moreira aproveitou os quatro jogos da Carpina para ceder minutagem a jogadores que não estão tendo tanto espaço no grupo que joga o Estadual. Eliminado nas oitavas de finais, a Copa Carpina serviu para alguns atletas deixaram dúvida e boas impressões na cabeça do treinador, mas a base do time não deverá ser tão diferente da que goleou o Santa Cruz no último sábado, em duelo na Ilha pelo o Estadual.
“Temos que ser inteligentes. São 180 minutos. O primeiro duelo na casa deles, com todo o clima e atmosfera que é criada em jogos lá. O que é natural, afinal, aproveitar o mando de campo é isso. O que nos cabe é uma preparação não só técnica, mas também mental, para aproveitar os momentos, impor a nossa qualidade e levar o segundo jogo em casa com uma vantagem sólida. Estamos confiantes”, disse Luan Moreira.
Sub-17 vai tentar manter bom momento nas semifinais
A equipe Sub-17 foi outra inserida durante a semana na Copa Carpina. O time vem jogando desde segunda-feira, avançando fases e atualmente também nas semifinais desta competição. O Treinador Sued Lima foi outro que aproveitou para rodar o elenco, dar oportunidades a jogadores sem tantos minutos ou recentemente mapeados. Priorizando o Pernambucano e as semifinais contra o Retrô, adversário que na primeira fase foi derrotado pelo o Sport por 2 a 1, mas que competiu bastante e vendeu caro o resultado, mostrando merecer respeito e muita atenção.
O contexto para iniciar essas semifinais é o melhor possível. Nos últimos quatro jogos do Estadual, o time fez expressivos 29 gols. Mostrando muito volume e ao mesmo tempo efetividade diante dele. É com essa confiança e atletas vivendo excelentes momentos pessoais que o time, atual bicampeão, entrará em campo em Aldeia, às 15h, visando mais uma final.
“Na casa deles será mais difícil ainda do que foi na primeira fase. É um adversário que merece respeito e possui jogadores de qualidade. Não é fácil jogar lá, mas temos um grupo capacitado, em alta, que no Pernambucano vem acumulando resultado e rendimento, as duas vertentes mais importantes quando se atua em uma camisa pesada e de tanta exigência. São 180 minutos e jogaremos buscando a vitória em todos eles”, declarou Sued Lima.
Sub-13 encara um difícil Íbis
Quem também viverá esse primeiro momento de decisão será o time Sub-13 leonino, às 15h, mesmo horário do 17. Diante do Íbis, a expectativa de adversário duro. Afinal, apesar da alcunha reconhecida em todo o mundo, o Pássaro Preto conta com um grupo forte, que é de um projeto de empresários e apenas veste a camisa para representar o rubro-negro de Paulista. A prova disso é o próprio primeiro jogo durante a primeira fase, em que o Leão venceu por 1 a 0 em um duelo muito disputado.
Comandante da equipe, Bruno Barbosa não terá o camisa 10 Zé Lucas, um dos jogadores mais talentosos de sua geração e nome que deve aparecer em breve com bom destaque nos Leões da Base. Ele se machucou e é um desfalque considerável. O grupo, entretanto numeroso em talento, conta com os gols do artilheiro Adrianinho, que vive grande fase.
“Vamos para mais um desafio animados com a possibilidade de crescer e desenvolver esses atletas tão jovens, mas promissores e com grande personalidade para defender e honrar a camisa do Sport. A semana foi muito boa, treinos bons, jogadores animados. O Íbis desde o início surgiu como um dos times mais forte da categoria Sub-13 neste Estadual, mas acredito que faremos um bom papel para superar esse obstáculo e alcançar lugar na final”, falou Bruno Barbosa.