O Campeonato Pernambucano de futebol terá início para o Sport em duas categorias diferentes neste sábado (14). Os Leões da Base sub-15 e sub-17 entrarão em campo no CT José De Andrade Médicis contra Viva Futebol Clube e contra o Íbis, respectivamente. O 15 entra em ação às 8:30h, enquanto o 17, às 10h.

Atual pentacampeão, o Sub-15 rubro-negro vai em busca do hexacampeonato. Para isso, terá inicialmente um grupo com Viva FC, Saija, Porto e Retrô. Antes do Estadual, houve boa preparação em torneios de grande nível, como a tradicional Copa 2 de Julho, onde os leoninos tiveram bom rendimento, sendo também a única equipe a bater o Palmeiras, time que se tornou vencedor da competição.

Diretor encarregado da categoria, Tiago Petribú garantiu o desejo de ser campeão, mas confessou que a principal prioridade é revelar jogadores e ceder rodagem aos destaques do elenco, que ainda dão os primeiros passos. O diretor também falou que a competição servirá como mapeamento de jovens talentos do interior pernambucano.

“Sport só entra visando ser campeão, mas o principal objetivo é revelar jogadores, dar rodagem aos meninos, costume de jogar competição vestindo camisa de peso com responsabilidade de vencer. Uma categoria como a 15 serve para amadurecer atletas. O Pernambucano não será longo como deveria, mas ajudará inclusive na observação e captação de outros jovens atletas, principalmente dos times do interior”.

Já o sub-17, que conta com nomes de peso e já conhecidos da torcida, como o meia Júlio Cesar e o lateral-direito Rafael, tentará superar o vice do ano passado, quando foi derrotado nos pênaltis depois de dois empates com o Náutico. A equipe caiu no grupo do Santa Cruz, e terá o Clássico das Multidões já na primeira fase. Além do rival local, também estão na chave Íbis e Cabense.

Técnico interino do time, Ítalo Souza ressaltou a importância de ser campeão pernambucano, não só pelo aspecto de o Sport carregar o peso de entrar para ganhar qualquer competição que disputa, mas também pelo fato de a taça ser o único caminho para vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

“Baseado na programação que fizemos estamos fazendo um trabalho que visa todos os momentos de uma partida. O foco total na categoria sub-17 está em ser campeão desse Pernambucano. Além do Sport sempre entrar para ganhar, há também o fato de o estadual ser um qualificatório para a Copa do Brasil 2020. Estamos treinando e condicionando os meninos da melhor forma para não sermos surpreendidos e conquistarmos esse título”.