Clube tradicionalmente formador e com bom histórico de atletas convocados para os selecionados jovens do Brasil, o Sport Club do Recife recebeu, na última semana, uma visita da CBF através do observador técnico Djair Brito, que trabalha com o filtro das Seleções Brasileiras de base, fazendo um acompanhamento geral também in loco. Djair chegou ao Recife na quinta-feira (8), quando foi ao CT do Leão e conheceu toda a estrutura rubro-negra, além de ter acompanhado alguns treinamentos. Já no final de semana, o observador esteve na Arena Pernambuco para ver os Leões da Base em ação diante do Atlético-MG pelo sub-20, no sábado, e frente ao Grêmio, pelo sub-17, no domingo.

Acompanhado por Rodrigo Dias, coordenador de base do Leão, Djair Brito confessou ter tido uma impressão mais do que positiva com as condições que o Sport oferece para seus atletas. “Fiquei muito feliz e gostaria de agradecer a recepção de todos ai no Recife e propriamente no Sport. Ao Rodrigo Dias, que faz um grande trabalho e me acompanhou, e ao clube em si. A estrutura lá do CT é fantástica, pude notar um trabalho que está sendo muito bem feito, com condições mais do que ideais para as categorias de base. Poucos clubes possuem a estrutura e proporcionam para os atletas o que o Sport oferece hoje”.

Durante os dias que passou no Recife e diante do que viu no CT, Djair também ficou bastante satisfeito com a metodologia imposta no Sport, com integração frequente entre o grupo de jogadores da base em junção ao elenco profissional. “Essa interação e método de trabalho com os meninos da base treinando de forma habitual com os profissionais é muito legal e importante no crescimento deles. Pude conversar com as comissões do Sub-17 e do Sub-20, o César Lucena, que foi um grande zagueiro, o Sued Lima. Trocamos informações, falamos sobre abordagens no trabalho das transições de uma categoria para outra, fiquei de fato muito feliz com o que foi passado. O Sport, sem dúvida, está no caminho certo, contando, além de tudo, com profissionais do mais alto nível”.

Próximo ao observador técnico da CBF durante todo o período que ele esteve no Clube, Rodrigo Dias participou da integração de Djair no contato com as comissões técnicas e no recolhimento de perfis dos atletas da base. De acordo com o coordenador técnico leonino, a visita realizada ao Sport é apenas mais uma, entre outras ações importantes que estão sendo feitas no futebol de base brasileiro.

“Recebemos a CBF na figura do Djair, observador técnico, onde ele conheceu toda a nossa estrutura e elogiou bastante, passando um feedback bem interessante. Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho que está sendo feito pela coordenação da entidade, liderada pelo Branco, que tem dado uma atenção especial e igual a todos os clubes do Brasil, que é um país continental e possui uma dificuldade natural em mapear tudo, mas que demonstram não medir esforços para fazer isso. Há um grande trabalho sendo feito, com competições nacionais cheias, várias datas e jogos de alto nível, o que contribui muito para formação de nossos atletas. Ficamos muito felizes com essa visita e nos sentimos prestigiados por ver que a CBF olha e monitora os nossos atletas”.