O Sport concluiu, neste domingo (19), sua participação na Algarve Cup, em Portugal, com a 6ª colocação. Ao todo, foram disputadas sete partidas com duração de 30 minutos cada. O Clube foi representado por 18 atletas da categorias Sub-19.
• Associe-se e faça parte do Maior do Nordeste
A campanha rubro-negra contou com duas vitórias, quatro empates e apenas uma derrota no tempo regulamentar. Os destaques ofensivos foram Enzo Vagner e Luiz Henrique, que contribuíram, respectivamente, com dois gols e duas assistências.
No primeiro dia de torneio, os Leões da Base empataram em 1 a 1 diante do Helsingor-DIN, com gol de Enzo Vagner; em 0 a 0 contra o FC Utrecht-HOL; e acabaram superados por 1 a 0 frente ao Benfica-POR. Na sequência da competição, a equipe leonina venceu o Sidney-AUS por 2 a 1, com gols de Enzo Vagner e Thalis, e empataram em 0 a 0 diante do Hellerup-DIN.
Neste domingo (19), o Sport entrou em campo para a reta final da disputa e encerrou o dia com vitória ante o Utrecht-HOL por 1 a 0, com gol de Kayan, e empate enfrentando o Porto-POR em 0 a 0. Para definição das colocações do torneio, a partida contra os portugueses foi para os pênaltis, com os rubro-negros superados por 3 a 1 nas penalidades.
A disputa marcou a segunda competição disputada no exterior dentro do calendário dos Leões da Base em 2023. No mês de março, o Sport foi à Itália para o Torneo di Viareggio. A iniciativa de participação em torneios internacionais visa fomentar a revelação e desenvolvimento dos atletas leoninos, como explica João Marcelo Barros, coordenador geral das categorias de base do Sport.
“Nossa participação na Algarve Cup vem da necessidade de expor nossos jovens a um nível de competitividade mais alto, ponto fundamental para o desenvolvimento de atletas de base. Participar desse tipo de torneio potencializa esse processo. Outro ponto importante é atrair atletas para o clube, que se motivam pela chance de disputar uma competição internacional e pela nítida valorização que temos dado ao departamento”, destacou.
Segundo o presidente do clube, Yuri Romão, essas participações fazem parte de um projeto de internacionalização da marca do clube fora do Brasil. “Isso nos ajuda a acessar a outros mercados de forma direta, sem necessariamente ter que negociar nossos atletas com outras equipes do país. A partir do reconhecimento e da valorização da nossa marca, podemos ter esse diálogo com clubes de fora, uma vez que eles passam a avaliar nossos atletas em competições de patamar mais alto”, concluiu.