Com nove anos de Sport, o preparador físico Júlio Lima faz parte da comissão técnica do Sub-15, sendo um dos braços direitos do técnico Rafael Santiago. Muitas vezes campeão pelo Clube durante essa quase uma década, o início de Júlio no Leão foi para acompanhar um período de observação de treinos do elenco sub-20. A experiência o fez ganhar uma vaga como estagiário, até enfim, a efetivação no quadro do departamento de base. Período vitorioso, que já soma 11 conquistas, sendo a última destas, o Pernambucano da temporada passada.

“Pude trabalhar no Sub-13, agora já há alguns anos estou no 15, onde conseguimos junto ao restante do grupo e comissão ganhar o título da 2 de Julho, que sem dúvida foi o de maior peso. É um campeonato de referência nacional muito considerável dentro do calendário de base anual e também da categoria. Além também de outras conquistas, torneios jogados e vencidos em outras cidades, alguns Estaduais. O principal é formar, mas formar vencendo também é muito bom.”

Tendo passado pelo Sub-13 e já há alguns anos no elenco do 15, o preparador físico acompanhou e fez parte do início da carreira de vários nomes. Entre esses, praticamente todos os que hoje fazem parte do grupo profissional oriundos da base. Primeiros passos de um processo extremamente importante na transformação de cada garoto em um atleta.

“Trabalhamos com integralidade. Gosto de implementar a parte física treinando com bola, fazendo motivações que também agregam na parte técnica. Velocidade, resistência, força, visando ideias de confronto, tentando usar situação de jogo. Temos os complementos, musculação, mobilidade, fortalecimento, prevenção. O sub-15 é uma categoria de transformação, onde o jogador não é mais uma criança feito no sub-13, mas também não são nem adolescentes. Estão vivendo a importante fase da maturação física. É um trabalho minucioso, que gera comunicação frequente com a fisiologia, nutrição e departamento médico. Nossa função é deixá-los em nível competitivo ideal, mas sem agredir aos seus corpos.”