Foi dado, na Ilha do Retiro, o primeiro passo prático do projeto de iniciação ao futebol, que vai integrar o futsal rubro-negro com as categorias de base, tornando-os um mesmo pilar. Na presença dos Coordenadores Técnicos da iniciação, Felipe China e Henrique Coelho e do Diretor de Base Juliano Carlos, os atletas nascidos em 2008, ou seja, do sub-13, estiveram acompanhados dos seus pais e realizaram uma Avaliação Antropométrica, com a nutricionista Camila Simonek, que chegou recentemente para trabalhar com os Leões da Base. Depois da avaliação, ainda teve duas atividades importantes: a apresentação metodológica do projeto aos pais e a iniciativa de levar todos ao gramado da Ilha do Retiro, para uma pequena “visita”, que no futuro pode virar uma rotina, já que os garotos da quadra terão a possibilidade gradual de transição ao campo.
“Como ainda não estamos podendo ter o trabalho prático de campo, quadra, trouxemos os atletas para fazer avaliações nutricionais. Esse é um enquadro natural, já que agora todos os atletas do futsal terão o suporte que a base já possui. Tanto nutricional, como fisiológico e psicossocial. E também resolvemos trazer os garotos para pisarem no gramado da Ilha, impor uma sensação diferente para eles, que possuem esse objetivo de jogar no Sport profissionalmente. A vinda dos pais também foi importantíssima, porque além de direcioná-los a toda parte técnica do projeto, também trouxemos nossa preocupação social e educativa. Antes de qualquer coisa, somos acima de tudo educadores e queremos mostrar que estamos integrados no processo de formação também educacional”, disse Felipe China.
O ponto que finalizou a tarde foi a apresentação metodológica para os pais dos atletas. Respeitando distanciamento entre cadeiras, usando máscaras e tendo álcool em gel à disposição, eles foram apresentados a cada um dos pontos do projeto de integração Futsal-Base, que tem pilares fundamentais, que vão de formar cidadãos com valores condizentes a grandeza do Sport Club do Recife até ao desenvolvimento esportivo, mantendo o costume vivo e rotineiro ao ambiente de competições de alto nível.
“Foi uma grande satisfação e alegria dar esse pontapé inicial na integração do futsal e do futebol de campo. Começamos pela categoria Sub-13, e vamos passar por todas as outras. Importante também apresentar o projeto para os pais, os atletas, mostrando as metodologias, objetivos, o que vai gerar para o Clube, para os atletas. A repercussão de todos, principalmente dos pais, foi muito boa. Ficaram encantados, tiraram dúvidas. Tenho certeza que esse Start será um marco na história do Clube e projetará vários atletas dentro do Sport e no futebol”, relatou também Henrique Coelho, coordenador do Futsal Rubro-Negro e também do projeto.
Vice-Presidente das categorias de base, Tiago Petribu voltou a falar sobre o projeto e as ações práticas que já começaram a acontecer. Segundo ele, a iniciativa veio para ficar e será um upgrade necessário e importante na formação de atletas do Sport, clube que entre vários craques, já revelou dois artilheiros de Copas do Mundo.
“As categorias de base do Sport é um departamento que tem um caráter instrucional e por isso o projeto de integração (futsal-futebol) veio pra ficar. Vamos garantir que os jovens talentos que se destacam fiquem por aqui, sejam potencializados ainda mais, para que um dia eles possam realizar o sonho de jogar pela equipe profissional do Sport. Bom para eles, bom para o Clube, que tem um grande DNA formador e quer aumentá-lo.”